A Vigilância em Saúde do Trabalhador constitui uma área da Saúde Pública e compreende uma atuação contínua e sistemática, ao longo do tempo, no sentido de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho, em seus aspectos tecnológico, social, organizacional e epidemiológico, com a finalidade de planejar, executar e avaliar intervenções sobre esses aspectos, de forma a redução da morbimortalidade da população trabalhadora. A área tem como atribuição a análise da situação de saúde do trabalhador de acordo com a realidade de saúde da população trabalhadora, independentemente da forma de inserção no mercado de trabalho e do vínculo trabalhista estabelecido, bem como o desencadeamento de ações de forma articulada com as demais vigilâncias (epidemiológica, sanitária e ambiental) e além disso, tendo em vista a complexidade e a abrangência do objeto da vigilância, guarda peculiaridades que transpõem os limites setoriais da saúde, implicando a ampliação de sua abordagem.

Para operacionalizar a Vigilância em Saúde do Trabalhador, a rede de Pernambuco conta com os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Tendo um Cerest Estadual e mais oito Cerest Regionais de administração municipal, que trabalham de forma regionalizada com os municípios de abrangência e são sediados nos seguintes municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Palmares, Goiana, Caruaru, Ouricuri e Petrolina. Cabe aos Cerests as  funções de suporte técnico, de educação permanente, de coordenação de projetos de promoção, vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores, no âmbito da sua área de abrangência, com apoio matricial para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador nos diversos pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde. É importante lembrar que toda a rede de saúde é responsável por acolher e assistir o trabalhador acidentado ou adoecido, de acordo com a sua necessidade.

Relatório de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos em Pernambuco (2013-2019)

Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador - GVSAT

Gerente: Adriana Guerra

Telefone: (81) 3184.0613

Cerest Estadual

Coordenadora: Tathiane Sá

Telefone: (81) 3181.6298

Aplicativos

Nenhum documento para download encontrado.