A partir de agora, mais uma cidade da Região Metropolitana do Recife (RMR) passa a contar com o Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (Samu). Itamaracá, localizada no Litoral Norte do Estado, recebe hoje (25/06) uma unidade do serviço, que vai beneficiar cerca de 19 mil habitantes.

Com o custeio partilhado entre Ministério da Saúde (50%), Governo do Estado (25%) e município (25%), o serviço passa funcionar em Itamaracá após a assinatura de um termo de compromisso entre as três esferas. O acordo será assinando nesta segunda-feira (25/06), na Secretaria Estadual de Saúde, às 10h30. O secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, participa da solenidade.

Logo após, às 12h, o serviço será inaugurado oficialmente no município. A base do Samu está localizada na Avenida João Pessoa, 485, bairro da Baixa Verde. A equipe conta com uma médica coordenadora, um coordenador de enfermagem, quatro técnicos de enfermagem e quatro motoristas.

Ao todo, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) desembolsará R$ 75 mil por ano para a manutenção do serviço no município. Mesmo descentralizada, a base do Samu em Itamaracá será regulada pelo Recife e, ocasionalmente, poderá prestar serviços em outros municípios da região, como Goiana e Itapissuma.

Mais do que um simples veículo para transportar pacientes, uma unidade do Samu oferece todas as condições para atender as principais necessidades de pacientes em situações de emergência.

Além da unidade de Itamaracá, a RMR dispõe de mais 49 veículos (13 deles são UTIs móveis), distribuídos por outros 13 municípios. No Agreste, existem sete veículos (em Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe) e, no Sertão, três unidades (todas em Petrolina). O repasse anual da SES para a manutenção do Samu é de R$ 4.920.000, 00.