Um clima de feminilidade tomou conta da Secretaria Estadual de Pernambuco, na última quinta-feira (08), no Dia Internacional da Mulher. No pátio principal, o que se podia observar era uma mistura marcante de rosas, mulheres e fortes palavras de reflexão. Sob os olhos atentos das servidoras e de curiosos que passavam pelo local, a SES deu andamento a uma programação especial, organizada para homenagear as mulheres.

Na ocasião, as funcionárias puderam desfrutar da exibição de vídeos educativos sobre DST/Aids, massagens, realização do teste de glicemia, exame de citologia, aplicação de Reiki, corte de cabelo e escova, limpeza de pele, distribuição de brindes, além de palestras e momentos de reflexão.

A abertura aconteceu às 10h30 com o secretário Jorge Gomes, que enfatizou a importância do dia fazendo referência à luta das mulheres pelos seus direitos, ao longo da história. È importante lembrar não só das conquistas realizadas como também o quanto ainda é preciso reivindicar”, disse.

Ainda durante o evento, a advogada e militante de movimentos sociais, voltados para a mulher, Vera Barone, proferiu palestra. Ela falou de questões como: a valorização, o papel, a força e o problema da discriminação e da violência contra a mulher. “É preciso levar todos estes temas às ruas. Daí a importância da mobilização e da organização social”, afirmou.

A advogada falou ainda da relevância de eventos como este que investem na humanização dos trabalhadores e na conscientização da luta por direitos. A celebração foi organizada pela Superintendência de Gestão de Pessoas da SES, sob a coordenação de Éricka Martins, e contou com a parceria do Senac (corte de cabelo), Pharmapele (brindes de cosméticos), Lacen (teste de glicemia e exame de citologia), Gerência de DST/Aids e Saúde da Mulher e ATESEP. A programação seguiu até às 15h com exibição de vídeos, corte de cabelo, maquiagem e limpeza de pele.