O auditório central da Secretaria Estadual de Saúde (SES) foi palco para reunião dos gestores estaduais em saúde durante a Oficina para Elaboração de Pré-projetos 2007. No encontro, que teve início ontem (16) e terá continuidade nas tardes de sexta(17) e terça-feira (21), estão sendo traçadas ações que objetivem a otimização dos serviços da saúde pública em Pernambuco.

Os programas apresentados resultam do conhecimento das carências e demandas sociais identificadas e fazem parte do Plano Plurianual 2008 - 2011 (PPA), que visa estabelecer metas de médio prazo para a administração pública, de forma regional. Entre os objetivos da SES estão o fortalecimento da Atenção Primária; a qualificação e monitoramento da Gestão de Pessoas e a implantação do Mãe Coruja Pernambucana, um novo programa que irá focar sua atenção às gestantes usuárias do sistema público de saúde, bem como a seus filhos e família.

Sobre o Mãe Coruja, Ana Cláudia Callou, superintendente de Planejamento da SES, afirma se tratar de “um programa de grande porte que exige uma rapidez e capacidade de interagir com os municípios”.

No primeiro dia de encontro, também foram contempladas ações para o Fafepe e Hemope, destacando-se o plano de manutenção das ações e procedimentos hemoterápicos no fora da Região Metropolitana. É no Interior de Pernambuco onde são realizados mais de 70% dos procedimentos desse tipo no estado.

A oficina de capacitação também conta com explanação acerca das questões financeiras que norteiam a execução dos programas. Ao final, os gestores da SES ainda irão simular a elaboração de ações e de projetos integrados, o que servirá de referência para os demais desenvolvidos no futuro.