No último sábado (05/04), a Secretaria Estadual de Saúde e a Prefeitura do Recife promoveram a 1ª etapa da Campanha de Vacinação Anti-Rábica Animal. Destinada a cães e gatos, a vacinação foi uma oportunidade de imunizar o animal de estimação, evitando o aparecimento da raiva e garantindo o controle da doença. A abertura do evento ocorreu no Pátio da Feira de Casa Amarela, e contou com a participação do cantor e compositor Waldick Soriano e da frevioca convidando as pessoas a vacinarem seus animais. O secretário executivo de Promoção à Saúde, Cláudio Duarte, e a secretária de Saúde do Recife, Tereza Campos, participaram da abertura.

Todos os cachorros e gatos devem ser vacinados, inclusive cadelas prenhes e filhotes a partir do primeiro mês de vida. Não faz mal algum ao animal novo tomar a vacina. Na verdade, é um estímulo à saúde dele. Por ano, são realizadas duas campanhas de vacinação anti-rábica. É de extrema importância que os animais que ainda não foram imunizados sejam levados aos postos de saúde dos municípios a fim de garantir o controle da raiva.

Primeira desse ano, a campanha contra raiva tem como meta vacinar 80% dos animais de 32 municípios da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata (I e III Regionais de Saúde), consideradas áreas críticas para a doença em Pernambuco. Em setembro, outra campanha deverá atingir a todas as 184 cidades pernambucanas. Para imunizar os cerca de 400 mil cães e gatos previstos para esta campanha, a SES esteve presente em 2.503 postos de vacinação com uma equipe de 7,6 mil pessoas.

A população também foi avisada sobre a campanha através de faixas e cartazes colocados em locais estratégicos. Este ano, foram registrados três casos de raiva animal, todos na Zona da Mata – ano passado foram sete casos em Pernambuco. O último caso de raiva humana foi contabilizado em 2006, depois de três anos sem ocorrências no Estado. “Reduzimos muito as contaminações. Estamos em processo de controle da doença”, afirmou gerente de Vigilância Ambiental da SES, Francisco Duarte.

Carreata - A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoveu na tarde da última sexta-feira (04/05), uma carreata nas principais ruas do centro do Recife. O objetivo foi convocar a população a vacinar seus cães e gatos contra a raiva. A carreata saiu da praça Oswaldo Cruz, percorrendo as avenidas Conde da Boa Vista, Dantas Barreto, Mário Melo, Agamenon Magalhães, entre outras vias públicas. Além disso, uma banda de música animou o evento, que contou também com a presença de um trenzinho e bonecos de desenhos animados.

SINTOMAS - Doença 100% letal que atinge principalmente carnívoros domésticos e, em especial, o cão, a raiva tem como agente causador o rabdovírus neurotrópico. Os sintomas se apresentam de várias formas, dificultando assim uma padronização. Há duas modalidades do vírus: a raiva nervosa ou paralítica, que apresenta sintomas como tremores, convulsões, câimbras e paralisia; e a raiva agressiva, que deixa o animal afônico, sem beber água e agressivo. A doença, quando transmitida ao homem, também não tem cura.

Serviço Raiva:

O que é: A raiva é uma zoonose infecto-contagiosa, causada por um vírus que atinge mamíferos, inclusive o homem, causando distúrbios no Sistema Nervoso Central, com 100% de letalidade.

Transmissão: O vírus da raiva é transmitido ao homem através da saliva ou baba do animal contaminado, em casos de mordidas, lambidas em ferimentos, arranhões ou cortes. Os principais transmissores do vírus da raiva ao homem são os cães e gatos.

O que fazer quando agredido por animal: Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o Posto de Saúde mais próximo de casa.

Sintomas do animal raivoso: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva (boca aberta e babando), dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.