Para discutir e definir metas que possibilitem o fortalecimento das políticas públicas, mais de 200 pessoas se reuniram nos últimos dias 21, 22 e 23 na 8ª Conferência Municipal de Saúde de Olinda. O evento, realizado no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes.

“Apesar de todas as dificuldades, estamos conseguindo, com muita luta, avançar no desenvolvimento do SUS”, disse Jorge Gomes, durante a abertura do evento. Sobre a importância da participação popular nesse processo, o secretário estadual lembrou que a conferência, além de um espaço democrático, é também essencial para traçar os novos rumos da saúde, tanto para o município quanto para o Estado.

A prefeita de Olinda, Luciana Santos, também concorda que não é possível pactuar políticas de saúde sem a participação efetiva dos usuários servidores. E a Conferência é justamente isso: um espaço de discussão, em que são debatidos temas como saúde, políticas estaduais, atenção básica, qualidade de vida e saúde do trabalhador.

Na Conferência, foram realizado cinco grupos de trabalho que  discutiram assuntos dentro do tema central Desafios e perspectivas do controle social aos pactos pela vida, em defesa do SUS e da gestão. O encontro contou, ao todo, com a participação de 240 delegados e conselheiros eleitos em plenárias que antecederam a conferência.

Abrindo a série de temas, o secretário executivo do Conselho Nacional de Saúde, Nelson Rodrigues dos Santos, ministrou uma palestra sobre Conjuntura Política Atual na Gestão do SUS das Três Esferas de Governo.

O evento é considerado um preâmbulo para a Conferência Estadual de Saúde, que será realizada de 11 a 14 de outubro, no Centro de Convenções da UFPE. Já a Conferência Nacional será de 14 a 18 de novembro, em Brasília.