Ao lado de outras 25 instituições públicas e privadas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoveu uma grande mobilização no último dia 27/07, dia dos motociclistas. Concentrada na Academia da Cidade, situada às margens da Avenida Agamenon Magalhães, a equipe da Saúde do Estado distribuiu preservativos e promoveu uma vacinação contra cinco doenças, além de orientarem as centenas de pessoas sobre ações de promoção e assistência à saúde.

Na ocasião, que começou pela manhã, também foram entregues à população folhetos explicativos, com informações sobre acidentes de trabalho e DST/Aids. Além de aplicarem as imunizações contra difeteria, tétano, sarampo, rubéola e caxumba, os oito técnicos da SES, que ficaram no local até as 16 horas, deram esclarecimentos importantes sobre as unidades referências em Pernambuco para os acidentados em motocicletas, no caso o Hospital da Restauração, Getúlio Vargas e Otávio de Freitas.  

Toda a mobilização, distribuída em oito locais no Grande Recife, foi realizada para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de se criar uma legislação própria para os motociclistas e de se implantar um sistema de informação para arquitetar um perfil sobre os acidentes com esse tipo de condutor. “Assim como a Previdência Social, a Saúde é uma das áreas que mais tem custo com os motociclistas. Por isso, estamos somando esforços para orientar melhor esses condutores, para que possam ser evitados acidentes durante o trânsito”, afirmou a coordenadora da equipe, Djalmira Macêdo.

De acordo com ela, ao dar entrada nas unidades de saúde, geralmente os motociclistas seguem para a área de terapia intensiva, onde o custo por dia, segundo a coordenadora, chega a atingir cinco mil reais. “Com ações de promoção à saúde, o Estado poderá economizar mais e investir em outras áreas estratégias para a saúde da população pernambucana”, frisou Djalmira Macêdo. O evento do dia motociclista será o ponto de partida para a construção de uma Política de Prevenção à Saúde para os Motociclistas Profissionais e de ações permanentes de prevenção e conscientização para os condutores de motocicletas do Estado.