Cerca de 100 técnicos de 13 setores comandados pela Gerência Geral de Acompanhamento e Desenvolvimento de Políticas de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), compareceram na manhã da última quarta-feira (28/02), pela manhã, à Oficina de Trabalho para Integração das Áreas Técnicas, realizada no auditório da Celpe. O evento teve o objetivo de integrar a equipe, além de propor a construção de um plano de ação entre Estado e municípios no combate aos problemas de saúde que afetam Pernambuco.

“Queremos nos colocar ao lado dos municípios, entendendo melhor os seus cenários”, afirmou a gerente de Desenvolvimento de Políticas de Saúde, Ana Elisabeth Molina. A previsão é que o primeiro pacto, a ser realizado nas primeiras semanas de março, seja com os 11 municípios da IX Gerência Regional de Saúde, com sede em Oricuri, no Sertão do Estado.

Durante a oficina, também foram apresentados os eixos sobre os quais serão traçadas as políticas de saúde. Ao todo, são nove áreas prioritárias para a construção dos projetos que deverão melhorar os indicadores da Saúde do Estado. Entre eles, estão a mortalidade infantil e materna, doenças como tuberculose e hanseníase, além de um fortalecimento na atenção primária e um reforço nas políticas para a Saúde Mental.

“Por outro lado, a oficina existe para que os técnicos sintam-se parte de um todo e de um processo contínuo, ao invés de estarem apenas trabalhando isoladamente. Dessa forma, otimizamos recursos humanos e financeiros”, acrescentou a gerente Ana Elisabeth Molina.

O evento prosseguiu na quinta-feira (01/03), em salas da própria SES. A equipe de técnicos foram colocados em grupos mesclados, para que possam dialogar entre si, construindo propostas de ações que comungam diversas áreas da saúde. A oficina foi a continuação de uma primeira rodada, realizada no final de janeiro, na qual foram analisadas e discutidas as taxas e indicadores de saúde de cada município.