No momento em que o número de doações de órgãos vem caindo em Pernambuco, torna-se importante que todos os municípios se envolvam para estimular o ato e, conseqüentemente, aumentar o número de transplantes. E embora a maior parte dos procedimentos no Estado seja feita no Recife, muitas cidades do Interior têm potencial para realizar o procedimento.

Hoje, 7474 pacientes aguardam um transplante, seja de córnea (4315), fígado (508), coração (3) ou rim (2648). Essa fila de espera poderá diminuir com a interiorização dos transplantes. Para discutir o assunto e apresentar propostas, a Central de Transplantes (CT-PE) e Secretaria Estadual de Saúde se reúnem amanhã (19), em Caruaru, com representantes municipais e profissionais de saúde da IV Gerência Regional de Saúde. O encontro será às 8h30, na sede da Sociedade de Medicina de Caruaru (Avenida Portugal, S/N). O evento contará com a presença do secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes e a coordenadora da Central, Cristina Menezes.

Logo após o debate, às 10h30, serão realizadas atividades educativas no Marco Zero de Caruaru, com distribuição de panfletos educativos e apresentação dos artistas Mateus e Catirina. À noite, no Pátio do Forró, também serão distribuídos folders informativos sobre doação de órgãos e transplantes.

A iniciativa faz parte da campanha “A vida pode continuar. Seja um doador”, que a Central de Transplantes lançou este mês. A primeira ação da campanha, aliás, foi a inauguração da Central de Transplantes de Caruaru, que está operando dentro do Hospital Regional do Agreste desde o dia 8 deste mês. A macro-regional de Caruaru, onde foi instalada a unidade, abrange 36 municípios, totalizando mais de um milhão de habitantes. A cidade já dispõe de uma boa estrutura hospitalar, com neurologista, equipe de transplantes e método gráfico para fazer a avaliação da morte encefálica.

E outras ações de interiorização também estão programadas para este ano. Em setembro, está prevista a inauguração de outra unidade da CTP, desta vez em Petrolina, na região do Vale do São Francisco. A região do Sertão do Pajeú também deverá receber ações da CTP ainda este ano, como campanhas locais para estimular a doação de órgãos.