Limoeiro, Agreste de Pernambuco, é o próximo destino das ações da Secretaria Estadual de Saúde (SES) dentro do Programa Chapéu de Palha. O projeto do Governo do Estado, que pretende assistir 20 mil trabalhadores rurais desempregados durante o período de entressafra da cana-de-açúcar, estará no município até quarta-feira (13/06).

O objetivo do evento é discutir os problemas dos cada um dos 31 municípios da II Gerência Regional de Saúde (sede em Limoeiro), procurando traçar soluções para suas dificuldades. Participam do encontro gestores e secretários municipais de saúde, assim como diretores de cada regional de saúde.

O foco da reunião será a discussão dos principais problemas na atenção básica dos municípios e quais são as soluções viáveis. Após o debate, haverá uma oficina e também uma pactuação de ações, metas e prazos entre os poderes estaduais e municipais.

Experiência – Em Ouricuri, cidade localizada no sertão de Pernambuco e sede da nona regional de saúde, a SES se reuniu com gestores, técnicos e pacientes do município para discutir os indicadores de saúde e da área social de cada cidade. Esse foi o primeiro local onde a caravana da SES aportou, no dia 26 de março desse ano. Na semana passada, a Secretaria esteve na III Geres, em Palmares, onde foram preparadas estratégias e ações para o fortalecimento da atenção primária de saúde e melhorar os indicadores, a exemplo da taxa de mortalidade infantil.