No próximo mês começa a 6ª Conferência Estadual de Saúde David Capistrano. O encontro, que irá reunir mais de 1,6 mil pessoas, acontece entre os dias 11 e 14 de outubro, no Centro de Convenções da UFPE, na Cidade Universitária. O evento ocorre a cada quatro anos, e tem como principal objetivo debater o Sistema Único de Saúde em Pernambuco (SUS). O tema deste ano é “Saúde e Qualidade de Vida - Políticas de Estado e Desenvolvimento”.

A Conferência propicia aos usuários, trabalhadores e gestores da área de saúde identificarem as possíveis melhorias e traçarem novos caminhos para o SUS no estado. O ponto de partida é o diagnóstico da situação da Saúde em Pernambuco, feito a partir das Conferências Municipais de Saúde, que estão acontecendo atualmente em todo o Estado. A conferência será orientada em três eixos temáticos que discutem o direito humano à Saúde, qualidade de vida e a participação da sociedade na construção das políticas do SUS.

A abertura solene da 6a Conferência Estadual de Saúde será na quinta-feira (11.10), às 19h30, e contará com a presença do secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, além de outras autoridades da área. Nos quatro dias de evento, conselheiros municipais, gestores e usuários do sistema poderão apresentar propostas de melhorias para os indicadores de saúde e garantia de assistência à saúde da população.

Ao todo, participarão da conferência 1.668 delegados, distribuídos da seguinte forma: 626 usuários, 313 trabalhadores de saúde, 313 gestores e prestadores de serviços, 64 conselheiros de saúde, 48 Conselheiros gestores de unidades de saúde, 16 usuários indígenas, oito usuários quilombolas e 124 delegados convidados.

As inscrições dos conselheiros municipais e dos relatórios finais das conferências dos municípios que participarão do evento devem ser encaminhadas ao Comitê Executivo da 6ª Conferência Estadual de Saúde David Capistrano, que fica localizado na Rua João Fernandes Vieira, 518 – Boa Vista/ Recife/PE – CEP. 50.050-200. As fichas de inscrição dos Conselhos Gestores de Unidade Estadual (preenchidas com letra de forma) devem ser anexas a composição atual do Conselho Gestor e cópia da ata da última reunião, até o dia 15 de setembro, prazo máximo definido no Regimento Interno da etapa estadual.

Para participar como observador da conferência as inscrições podem ser feitas a partir do dia 27 de setembro, no site www.saude.pe.gov.br/conferencia ou através do fone/fax 81 3221.5512/3222.1844. Segundo o Conselho Estadual de Saúde, as vagas obedecerão ao limite disposto no Regimento Interno da Conferência, que é de 164 (cento e sessenta e quatro) vagas. As inscrições poderão ser feitas desta forma até o dia cinco de outubro.

As inscrições e credenciamento também podem ser feitos no local do evento, caso as vagas não sejam preenchidas previamente no prazo. Todos os participantes pré-inscritos
deverão efetuar credenciamento no local do evento. O relatório final da Conferência Estadual será apresentado na 13a Conferência Nacional de Saúde, que acontece de 14 a 18 de novembro, em Brasília-DF.