A-

A+

Pernambuco conectado com você

Osteoporose: Hospital Getúlio Vargas começa a ofertar exames de densitometria óssea

Osteoporose: Hospital Getúlio Vargas começa a ofertar exames de densitometria óssea

Como forma de aprimorar e ampliar a cobertura e o cuidado preventivo à saúde da população, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) começou a ofertar, a partir desta quinta-feira (11/09), o exame de densitometria óssea, que ajuda no diagnóstico da osteopenia e da osteoporose, doenças que se caracterizam pela diminuição da massa óssea.

No HGV, os serviços vão funcionar de segunda a quinta-feira, com capacidade de 10 atendimentos diários e a possibilidade de ampliação posteriormente. Vale ressaltar que, anteriormente, os pacientes enfrentavam dificuldades de acesso e precisavam se deslocar para outros serviços ou unidades.

A diretora geral do HGV, Thais Almeida, destacou a importância da oferta da densitometria óssea no hospital. “Esse exame vai permitir o diagnóstico precoce de osteoporose e de complicações, como fraturas. Ele também serve para fazer o acompanhamento e esclarecer se o tratamento realizado está sendo eficaz”, explica Thaís Almeida.

Com a maior disponibilidade na rede, amplia-se o acesso da população, reforça a diretora do HGV.  “Pode-se dizer que a oferta desse serviço pelo HGV mostra o compromisso do Estado em fornecer o cuidado preventivo à população”, complementa.

As fraturas osteoporóticas representam um importante problema de saúde pública. Estima-se que, ao longo da vida, cerca de uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens, acima de 50 anos, vão sofrer uma fratura relacionada à osteoporose. Essas fraturas estão associadas à dor crônica, perda de independência, maior risco de internação e aumento de mortalidade, o que evidencia a necessidade de prevenção e de diagnóstico precoce.

Uma das médicas responsável por realizar o exame, Nadja Rolim, definiu o que a oferta do exame de densitometria óssea representa para os profissionais da unidade. “Para nós, profissionais de saúde que atuamos no Getúlio Vargas, o exame representa um avanço significativo. Esse exame é fundamental na detecção precoce de osteoporose, permitindo oferecer um diagnóstico mais preciso e o acompanhamento mais adequado dos nossos pacientes”, disse

“Como médica, eu vejo com grande satisfação a possibilidade de realizar no nosso hospital esse exame. Agora, teremos a oportunidade de garantir maior rapidez no diagnóstico, maior segurança para o tratamento adequado e, sobretudo, uma melhor qualidade de vida para os nossos pacientes. Esse é um passo importante não apenas para o hospital, mas para toda rede de saúde pública do estado”, completou.

Foto: Phillipe Jonathan/SES-PE

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade