A-

A+

Pernambuco conectado com você

SES-PE, Anvisa e Hemobrás discutem estratégias para melhorias da Hemorrede pernambucana

Nessa sexta-feira (13/06), representantes da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), da Fundação Hemope, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) se reuniram na Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), no Bongi, para tratar de estratégias e ações visando à qualificação da Hemorrede do Estado.

Atualmente, a rede de serviços contempla, além do Hemocentro Central, mais quatro unidades regionais – localizadas em Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina – e, ainda, outros três Núcleos Públicos de Hemoterapia, também no interior do Estado.

Durante esta semana, fiscais da Apevisa e da Anvisa realizaram inspeção no Hemope Recife. Como conclusão, as entidades destacaram que o hemocentro coordenador atende à maioria dos requisitos previstos nos protocolos sanitários.

Com o equipamento bem estruturado na capital, a diretora Karla Baêta acredita que as boas práticas possam ser reproduzidas com sucesso nos demais pontos da hemorrede, distribuídos pelo território pernambucano.

“O Hemocentro coordenador alcançou avanços significativos nos processos de trabalho, no sistema de gestão da qualidade, entre outras melhorias. Isso significa sangue e produtos derivados do sangue de qualidade para a população”, destaca.

O movimento em favor desta qualificação e a expectativa de otimização dos serviços trazem, ainda, oportunidade de fortalecimento do Sistema Único de Saúde como um todo. “Com o panorama de ajustes nos processos de trabalho, há maior possibilidade do excedente de plasma ser destinado à Hemobrás, que produz hemoderivados para suprir todo o SUS no Brasil”, conclui Karla.

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade