Fórum Intersetorial de Cuidado Integral foi realizado nesta terça (4), com participação de diversas secretarias e entidades
Na manhã desta terça-feira (4/11), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com TEA e demais Neurodiversidades (CASPTEAN), o primeiro Fórum Intersetorial de Cuidado Integral, que reúne gestores e representantes de diversas entidades para um grande debate sobre a realidade e os desafios das pessoas com transtorno do espectro autista e outras neurodiversidades.
O evento se insere em uma série de ações de construção de uma política pública efetiva e participativa que seja capaz de atender às demandas dessas pessoas. “Estamos fazendo um debate aberto com outras secretarias, profissionais e entidades, para podermos construir um olhar e um plano de ação integrado e intersetorial”, afirmou a coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa com TEA e demais Neurodiversidades, Valdiza Soares.
Para Alexciane Priscila, diretora de Políticas Estratégicas e Transversais da SES-PE, o evento “é fruto de um trabalho que já esta sendo feito e que tem o compromisso de garantir acesso e equidade, para que a gente possa caminhar na construção de uma política que não deixe ninguém para trás”.
Entre os participantes do vento, estiveram representantes das Secretarias Estaduais de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos, do Ministério da Saúde, da Associação de Autistas Adultos, do Conselho Regional de Psicologia, do Conselho Estadual de Saúde e instituições de ensino.
Rebecca Brainer, conselheira tesoureira do Conselho Regional de Psicologia participou representando a entidade. Ela ressaltou a importância do momento para a integração e fortalecimento de políticas públicas e para o alinhamento da prática da psicologia junto aos demais saberes que são necessários para a garantia das pessoas e o suporte para os familiares. “Que seja uma psicologia de acolhimento e inclusão, e não somente de adequação, e que a gente possa ofertar um tratamento que seja eficaz”, afirmou.
A partir do fórum, cinco eixos temáticos centrais serão consolidados, para serem trabalhados na Jornada Intersetorial de Atenção à Pessoa com TEA e demais Neurodiversidades, que será realizada no próximo dia 25 de novembro.


