Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra

Sobre

Inaugurado em 1967 como Hospital de Pronto-Socorro, somente em 31 de dezembro de 1969, durante o governo Paulo Guerra, em nova inauguração, passou a atender à população pernambucana. Neste mesmo ano, o novo hospital foi vinculado diretamente à Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE). Apenas em 1971, a unidade de saúde recebeu o nome de Hospital da Restauração (HR), batizado por causa das comemorações do tricentenário da expulsão definitiva dos holandeses do Estado, que ficou conhecida como Restauração Pernambucana. A partir de 26 de abril de 2012, a instituição recebeu o nome atual, em homenagem ao ex-governador Paulo Pessoa Guerra.

O Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra é a maior unidade da rede de saúde pública de Pernambuco, com 833 leitos registrados no Ministério da Saúde. Na unidade, atuam mais de 4 mil profissionais, dos quais cerca de 3 mil são profissionais de saúde.

Desde junho de 2010, a antiga Emergência foi desmembrada em três, com entradas e espaços distintos: Emergência Clínica, Emergência Pediátrica e Emergência Geral (onde fica a Unidade de Trauma) – sendo estas duas localizadas no prédio principal do HR. A média de atendimentos de emergência (clínica, pediátrica e geral/trauma) é de cerca 6 mil atendimentos por mês. No HR são realizadas mais de 1.200 cirurgias por mês.

Ao todo, o HR oferta nove especialidades, cujas enfermarias estão distribuídas pelos 8 andares do prédio: Cirurgia bucomaxilofacial, Cirurgia Geral, Cirurgia vascular, Clínica médica, Clínica pediátrica, Neurocirurgia, Neurologia, Queimados e Traumato-ortopedia. O HR também conta com Serviço de Apoio Diagnóstico, que inclui tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, raio-x, endoscopia e angiografia. Além disso, o HR possui serviço de Patologia Clínica, que tem uma produção mensal de cerca de 300 mil análises laboratoriais.

O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ-HR), referência nacional no atendimento e tratamento de queimaduras, funciona no prédio principal do hospital. O serviço acolhe, diariamente, entre 8 e 10 pacientes, de várias causas. Localizada no segundo andar do hospital, a estrutura conta com 40 leitos divididos em três enfermarias (pediátrica, feminina e masculina), sala de curativos e sala de cirurgia.

Dentro do setor de Neurologia do HR também funciona o Centro de Referência e Apoio a Pacientes com Doenças Desmielinizantes (Crappdd), como esclerose múltipla, neuromielite óptica, MOGAD, miastenia gravis, encefalites autoimunes etc.. O serviço oferecido pelo Hospital da Restauração foi o primeiro centro de referência reconhecido oficialmente pelo Ministério da Saúde, e abrange o atendimento ambulatorial, internações e sala de infusão de medicações especiais.

A Emergência Clínica é abrigada no prédio anexo ao principal e atende casos de hemorragia digestiva, intoxicação e AVC. A Unidade de AVC (Acidente Vascular Cerebral) do HR é a principal na rede de saúde de Pernambuco para o tratamento do AVC isquêmico – assim como o Hospital Pelópidas Silveira, no Curado, e o Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada. Em 2023, a U-AVC completou dez anos de atividades.

O hospital possui uma grande importância social como centro formador para a saúde de Pernambuco. Encontram-se no HR os melhores e mais experientes profissionais das diversas categorias, favorecendo o treinamento em serviço, o aperfeiçoamento profissional e a melhoria da qualidade da assistência aos usuários do SUS.

Em 2005, a unidade foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) como hospital de ensino. A instituição possui programas de Residência Médica e outros em área uniprofissional da saúde, como Enfermagem, Nutrição, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Farmácia. A formação varia de dois a cinco anos, a depender do programa. Também abre espaço para estágios curriculares das diversas categorias profissionais de nível médio e superior em saúde e também de outras áreas de conhecimento.

Na área médica, os programas de residência são em 12 especialidades: Anestesiologia; Clínica Médica; Cirurgia Geral; Cirurgia Vascular; Endoscopia; Neurocirurgia; Neurologia; Ortopedia/Traumatologia; Radiologia/Diagnóstico por Imagem; Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia; Neurorradiologia; Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular. O Programa de Residência Uniprofissional de Enfermagem, por sua vez, é dividido em Emergência, Centro Cirúrgico, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Neurologia/Neurocirurgia.

O Hospital da Restauração instituiu, por meio da Portaria nº 011, de julho de 2001, o seu Cômite de Ética em Pesquisa da unidade (CEP-HR). O serviço, que segue o que determina a Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (CSN/MS), busca identificar e avaliar as implicações éticas nas pesquisas científicas que envolvem seres humanos. O pesquisador interessado em submeter trabalhos para avaliação do CEP-HR pode baixar a documentação necessária neste link: https://bit.ly/2Na5ev8.

Marcação de consultas

O Setor é destinado a atender pacientes egressos das emergências e enfermarias do HR. São feitos, mensalmente, cerca de 2,8 mil atendimentos ambulatoriais.

QUANTITATIVO DE ATENDIMENTO 2018

URGÊNCIA

AMBULATORIAL

INTERNAÇÕES

Especialidades

Ambulatório

• Neurologia
• Neurocirurgia
• Ortopedia/traumatologia
• Cirurgia Vascular
• Cirurgia Geral
• Bucomaxilofacial
• Clínica Médica

Emergência

• Cirurgia bucomaxilofacial
• Cirurgia Geral
• Cirurgia Vascular
• Clínica Médica
• Clínica Pediátrica
• Intoxicações
• Neurocirurgia
• Neurologia
• Queimaduras
• Traumato-ortopedia

Região

Região Metropolitana do Recife

Endereço

Avenida Agamenon Magalhães, S/N, Derby, Recife – PE

Telefones

(81) 3181.5400

Diretor

Petrus Moura de Andrade Lima

Tipo de unidade

Hospital

Vídeos

Outros links

Menu

Acessibilidade