O Hospital Geral de Areias (HGA) deu o primeiro passo para a criação do Núcleo de Atendimento a Pacientes com Deformidades Faciais. Uma parceria com o Programa Americano de Assistência ao Paciente Fissurado na América Latina (entidade mantida pela população americana que aperfeiçoa profissionais de saúde do mundo inteiro no assunto) vai permitir que seis cirurgiões buco-maxilo-faciais sejam capacitados para realizar cirurgias para correção de fissura labiopalatal. Desde recém-nascidos até pacientes com idade máxima de 40 anos poderão ser beneficiados.
 
“Além do treinamento, ofereceremos também estrutura e equipamentos para oferecer o serviço. Por isso, estamos negociando tudo isso com a Secretaria Estadual de Saúde”, explicou o diretor do HGA, Marcelo Ferreira Lima, que conduziu o acordo a entidade norte-americana. De acordo com ele, está sendo estudada a data para o início do núcleo, que terá capacidade para realizar até 100 procedimentos por mês.
 
Além dos seis cirurgiões buco-maxilo-faciais, a equipe interdisciplinar contará com o aperfeiçoamento dos médicos do HGA acontecerá através de intercâmbio profissional. “Parte do treinamento será aqui, parte lá nos Estados Unidos. Estamos ainda definindo como vamos fazer para os profissionais viajarem sem comprometer as atividades aqui no hospital”, disse o diretor.

Referência
- O convênio com o programa americano vai reforçar as atividades já desenvolvidas pelo Hospital da Face, no HGA, onde são tratados pacientes com as mais diversas deformidades faciais, sobretudo as seqüelas por trauma e os casos de ortognatia (queixo muito pequeno) e prognatia (queixo muito projetado para frente). Um dos serviços mais procurados na unidade é o atendimento diferenciado para pessoas com paralisia cerebral e doença mental. O HGA é referência no tratamento odontológico específico para essas pessoas. “Esse serviço é difícil de encontrar até mesmo na rede privada. Por isso é tão importante. É complicado porque todos os procedimentos são feitos com sedação ou até anestesia geral”, explicou Marcelo Ferreira Lima.