- A vacina contra a Covid-19 é gratuita?

Sim. No Brasil, até o momento, apenas o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta o imunizante. 

— Quem pode tomar a vacina?

A partir das doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde e em acordo com os municípios, a campanha de vacinação contra a Covid-19 está atendendo, neste momento, toda a população a partir dos 12 anos. 

* A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) tem organizado a vacinação de acordo com a disponibilidade de doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição e envio para os Estados. 

— Onde tomar a vacina?

Cada município tem informado a sua população a estratégia adotada, com vacinação em salas de vacina, postos volantes, drive-thru, porta a porta. É importante checar com a secretaria de Saúde da sua cidade como está sendo realizada a imunização. 

— Há idade mínima para portadores de comorbidades?

No momento, as vacinas estão sendo disponibilizadas para as pessoas a partir dos 12 anos.

— Precisa apresentar atestado/comprovação médica de comorbidade para se vacinar?

Sim, é necessário atestado. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) produziu um modelo de atestado para que um profissional de saúde informe a doença pré-existente do paciente apto a receber a vacina contra a Covid-19. Nesse documento, é obrigatório constar carimbo, matrícula e/ou registro do conselho de classe. Em unidade de saúde da Família (natureza pública), médico e enfermeiro podem atestar. Nas policlínicas e unidades de saúde de natureza privada: apenas os médicos podem atestar.

Além do atestado, poderão ser anexados outros documentos para comprovação da comorbidade do paciente. Esses documentos são: receitas, relatório médico, prescrição médica, entre outros que contenham carimbo da unidade com CNES, bem como assinatura e carimbo do profissional responsável.

Essas orientações constam na nota técnica divulgada aos municípios e serviços de saúde e disponível abaixo, assim como o modelo de atestado.

Nota técnica

Modelo de declaração - médicos

Modelo de declaração - enfermeiros

— Quais municípios já receberam as vacinas?

Todos os municípios de Pernambuco receberam a vacina contra a Covid-19. As planilhas de distribuição podem ser acessadas AQUI

— Quando vacinarão as crianças? A partir e até qual idade?

Atualmente, estão sendo vacinados os adolescentes a partir dos 12 anos.

— Quem está prestes a completar a idade mínima de vacinação (faltando dias e/ou meses) pode se vacinar?

A vacina só pode ser aplicada no indivíduo a partir dos 12 anos, e as datas de aniversário das pessoas a serem vacinadas deverão ser rigorosamente respeitadas. À medida em que forem chegando mais vacinas, outras faixas etárias serão atendidas. 

— Qual o canal para obter informações sobre a vacinação (lugar, agendamento, horários, visita aos idosos acamados, etc.)?

Os municípios têm organizado a vacinação de acordo com suas demandas e realidades. É importante que o cidadão procure as informações disponibilizadas pela gestão municipal da sua cidade, na internet, em sites ou aplicativos oficiais, ou nas sedes de cada prefeitura. 

— Quantas doses da vacina é preciso tomar para ficar imunizado?

As vacinas do Butantan, Astrazeneca e Pfizer tem o esquema vacinal com duas doses, sendo necessário fazer as duas com o mesmo fabricante. O intervalo entre as doses depende do tipo do imunizante:

- Sinovac/Butantan - entre 2 e 4 semanas após a primeira dose.

- AstraZeneca/Oxford/Fiocruz - entre 60 e 90 dias após a primeira dose.

- Pfizer/BioNTech - entre 60 e 90 dias após a primeira dose.

Já a vacina da Janssen é feita em dose única. 

Atualmente, ainda está sendo feita uma dose de reforço para todos os trabalhadores de saúde e idosos acima de 55 anos (4 meses após a segunda dose), imunossuprimidos graves (28 dias após a segunda dose) e população entre 18 e 54 anos (5 meses após a segunda dose).

— Depois de tomadas as duas doses, a população poderá relaxar nas medidas de higiene e segurança?

Não. As pessoas deverão continuar utilizando máscaras, fazendo a higiene constante das mãos com água ou álcool gel e mantendo o distanciamento social. Essas medidas são indispensáveis, já que a vacina não impede a circulação do novo coronavírus. A pessoa vacinada, apesar de estar protegida, principalmente, de casos moderados e graves, ainda pode ser um agente de contaminação. Será necessário vacinar um grande quantitativo de pessoas para que comecemos a pensar no relaxamento dessas medidas.

— Posso adoecer por causa da vacina contra a Covid-19?

Não. Nenhuma vacina em uso utiliza o vírus vivo em sua composição.

 A pessoa com sintomas gripais pode ser imunizada?

É improvável que a vacinação de pessoas com a Covid-19 (em período de incubação ou assintomáticas) traga prejuízo à saúde. Mesmo assim, a recomendação é adiar a imunização caso o indivíduo apresente sintomas sugestivos do novo coronavírus, evitando que se confunda a doença com uma reação ao imunizante .

Como a piora clínica do paciente com Covid-19 pode ocorrer até duas semanas após a infecção, idealmente, a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total, e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas. Casos assintomáticos com exame de RT-PCR positivo devem aguardar quatro semanas após a coleta da amostra.

— Quem já teve a Covid-19 pode tomar a vacina?

Pode. A indicação é que a imunização ocorra quatro semanas após o início dos sintomas ou após a coleta do PCR positivo.

— Gestantes, lactantes e puérperas podem ser imunizadas?

A nova orientação do Ministério da Saúde é vacinar esse público, exceto com a vacina da Astrazeneca/Oxford. As lactantes podem se vacinar contanto que estejam em algum dos grupos prioritários da campanha nacional.  

No caso da gestante que fez a primeira dose com a Astrazeneca/Oxford, a indicação é fazer a segunda, preferencialmente, com a vacina da Pfizer. 

 Quem tem uma doença pré-existente ou utiliza remédio controlado pode ser vacinado?

A contraindicação da vacina é apenas para aquelas pessoas que têm hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer um dos componentes do imunizante, além daquelas que apresentaram reação alérgica intensa confirmada ao tomar uma dose anterior de uma vacina contra a Covid-19.

— O indivíduo precisa ficar alguns dias sem tomar bebida alcoólica antes ou depois de ser imunizado?

Não há esse tipo de contraindicação.  

— A vacina pode modificar o DNA de quem fez uso?

Não. Elas não têm o poder de modificar o código genético de células humanas.

— Quem tem alergia a ovo pode tomar a vacina?  

Sim. Nenhuma das duas vacinas utilizadas até o momento contém proteína do ovo na sua composição.

— Existe alguma recomendação especial para pacientes que fazem uso de imunoglobulina humana? 

 Sim. Esses pacientes devem ser vacinados com pelo menos um mês de intervalo entre a administração da imunoglobulina e a vacina. Assim, não haverá interferência na resposta imunológica do indivíduo. 

— Pacientes que usam anticoagulantes podem fazer a vacina e pode ter alguma reação? 

Sim. Os antiagregantes plaquetários não implicam em impedimento à vacinação e devem ser mantidos. O uso de injeção intramuscular em pacientes sob uso crônico de antiagregantes plaquetários é prática corrente, portanto considerado seguro.  Não há relatos de interação entre os anticoagulantes em uso no Brasil – varfarina, apixabana, dabigatrana, edoxabana e rivaroxabana – com vacinas. Portanto deve ser mantida conforme a prescrição do médico assistente. Por cautela, a vacina pode ser administrada o mais longe possível da última dose do anticoagulante direto. Esses pacientes podem ficar com hematomas no local da aplicação da vacina. O recomendado é colocar gelo por 5 minutos após a vacinação para diminuir o risco.

***

Para saber mais sobre a vacinação na sua cidade, acesse os canais disponibilizados pelo município onde mora. Informações sobre a Covid 19 em Pernambuco estão disponíveis aqui no site https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br. Você também pode telefonar para o número 162, enviar suas dúvidas para a ouvidoria através do link http://200.238.112.13:8080/ModuloCidadao/atendimento_edit.xhtml e acompanhar nossos perfis no Facebook, Instagram e Youtube, ou ainda assinar nosso boletim entregue via WhatsApp (envie uma mensagem para (81) 9488-3776 e salve esse contato na agenda do seu celular), para se manter atualizado sobre o assunto.