O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Pernambuco – SES/PE, recebeu 2045 kits dos antivirais para tratamento da Covid-19. Trata-se dos medicamentos Nirmatrelvir e Ritonavir produzidos pelo laboratório Pfizer. O remédio, que foi adquirido e repassado aos municípios pelo Ministério da Saúde, tem licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2022,  quando foi aprovado para a venda em farmácias do país. Na Rede SUS-PE, a oferta é gratuita conforme a prescrição médica.

"O medicamento visa reduzir o risco de internações, complicações e mortes pelo coronavírus. Apesar dos avanços da vacinação do Brasil, evidências sobre a falha vacinal destacam a importância da disponibilidade de alternativas terapêuticas para essas populações de jovens imunocomprometidos e idosos", informa a gerente das políticas de assistência farmacêutica do Estado de Pernambuco, Cláudia Lavra.

Esse é o primeiro tratamento incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes imunocomprometidos acima de 18 e para idosos acima de 65 anos,  com diagnóstico confirmado de Covid-19, com sintomas leves a moderados, que não requerem oxigênio suplementar (quadros leves a moderados).  A indicação do tratamento independe do status vacinal.

São definidos como casos leves a moderados de Covid-19 os pacientes com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos e com confirmação laboratorial para covid-19. É obrigatório que não exista indicação de oxigenoterapia suplementar.

Para solicitar os antivirais, são necessários os seguintes documentos: receita médica em duas vias, com a indicação; formulário de prescrição preenchida pelo médico; exame confirmatório para Covid-19, laudo assinado por profissional de nível superior ou resultado (PCR detectável ou TRAG reagente); documento de identidade do paciente e do responsável pela retirada do medicamento.

Mais informações sobre a dispensação dos medicamentos estão disponíveis para consulta no anexo.