Em alusão ao “Dia Nacional do Teste do Pezinho”, a Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), com apoio da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), realizou nesta terça-feira (06/06), no auditório da sede da SES-PE, no Bongi, um evento para debater os avanços e desafios da triagem neonatal e a relevância do Teste do Pezinho. Na oportunidade, ocorreu, ainda, o lançamento da campanha “Passos que Importam”, uma estratégia de fortalecimento da rede de serviço neonatal do Estado.

O Teste do Pezinho é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Pernambuco, a rede estadual disponibiliza a todos os municípios o exame, com capacidade de detectar até seis doenças incluídas no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN): fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. A coleta deve ser feita em todos os recém-nascidos, entre o terceiro e o quinto dia de vida. O diagnóstico precoce de patologias, por meio do exame, possibilita intervenções rápidas que ajudam no cuidado e no tratamento mais efetivo das doenças.

 A secretária estadual de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, reforçou a importância dos profissionais de saúde da Atenção Primária para uma cobertura efetiva do Teste do Pezinho. “Esses profissionais são os principais agentes de informação e de compromisso para a ampliação do número de testes realizados”, pontuou. Ainda na ocasião, lembrou, inclusive, o empenho do Estado em reduzir o tempo da entrega do resultado dos exames de dez para três dias. “Seguimos com uma equipe comprometida, um SUS forte, pensando no futuro da população, nos nossos recém-nascidos, que precisam desse diagnóstico precoce de possíveis doenças”, afirmou. 

Para a Gestora de Regionalização do Estado, Bruna Dornelas, Pernambuco mais uma vez é destaque no território nacional. “Este ano, a data foi comemorada com uma série de iniciativas visando o aperfeiçoamento e a qualificação da temática, dentre elas, o Web Seminário que contará com a presença de grandes referências regionais e nacionais”, enfatizou. 

O evento contou com as presenças da secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti, da secretária executiva de gestão estratégica e coordenação geral, Bárbara Florêncio, da secretária executiva de vigilância em saúde e atenção primária, Verônica Cisneiros, da presidente da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo, Tânia Bachega, da coordenadora do Programa Nacional de Triagem Neonatal em Pernambuco, Telma Costa, a deputada federal, Iza Arruda, presidente da Associação de Amigos e Portadores de Doenças Neuromusculares (Donem), Suellen Oliveira, da diretora de Políticas Estratégicas, Alda Roberta Campos, além do vereador do Recife, Tadeu Calheiros.

Campanha “Passos que importam”

A campanha “Passos que importam” foi criada pela Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) e pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco para informar a população sobre a importância do Teste do Pezinho. A iniciativa conta com o apoio do Grupo Mulheres do Brasil, Instituto Vidas Raras e Associações DONEM é AMAR. 

“Informar sobre a importância do Teste do Pezinho e da ampliação do exame é uma das nossas principais bandeiras no Instituto Vidas Raras. A informação pode salvar vidas. E é sempre muito importante podermos colaborar com essa causa”, comentou a presidente do Instituto Vidas Raras, Amira Awada. “A triagem neonatal é o primeiro passo para um futuro saudável, cheio de possibilidades e escolhas de todas as crianças e nunca deixaremos de lutar por isso, não importa quanto tempo leve e nem o quanto teremos que nos esforçar", completa Awada.

Para  a presidente da SBTEIM, Tânia Bachega, o sucesso da triagem neonatal, o diagnóstico e a instituição precoce da terapia dependem também da população. “Por isso a importância da campanha piloto em Pernambuco, pois, durante seis meses, iremos distribuir essas cartilhas no pré-natal para as gestantes”, pontuou. 

Como traz o edital, a formulação de uma cartilha informativa sobre a importância da triagem neonatal ficou a cargo de universidades da área de saúde, que elaboraram modelos diversos de folders, entre outros produtos de comunicação, e concorreram entre si. O material vencedor, que usou a linguagem de cordel, será distribuído nas unidades básicas de saúde.

Os vencedores foram: Júlio César Bernardino da Silva, do Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros – Universidade de Pernambuco (CISAM-UPE), na categoria folder; Juliana Carla Barbosa, do Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA, na categoria vídeo, e Iago do Prado, da Universidade de Pernambuco, categoria áudio.