A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) tem investido no processo de descentralização e regionalização da Assistência Hematológica às pessoas com Doença Falciforme, a partir de 18 anos. Nesse sentido, a assistência antes prestada apenas no Recife, de forma centralizada, está se organizando por Macrorregiões de saúde, realizando os atendimentos aos pacientes residentes da II Macrorregião de Saúde ocorrendo na UPAE Caruaru, moradores da III Macrorregião na UPAE Serra Talhada, e moradores da IV Macrorregião na UPAE Petrolina.

A Doença Falciforme é a doença genética mais comum no Brasil, responsável por causar grande impacto na morbimortalidade da população negra, além de complicações como: anemia crônica, crises álgicas, infecções, seqüestro esplênico agudo, acidente vascular isquêmico nas crianças e adolescentes, entre outras. A doença pode ser diagnosticada já na Triagem Neonatal, através do Teste do Pezinho, realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o teste Eletroforese de Hemoglobina, que pode ser solicitada no Pré-Natal ou no atendimento ambulatorial.

De acordo com a Coordenação Estadual de Saúde da População Negra (CASPN), apesar dos avanços com a instituição das políticas públicas, é um grande desafio para a gestão estadual articular essa assistência no âmbito da rede integrada de serviços de saúde, visto que, como toda doença crônica, a assistência às pessoas com Doença Falciforme deve incluir os três níveis de atenção: primária (unidade básica), secundária (especialidades) e terciária (serviço de pronto atendimento, UTI e hospital).

O médico hematologista da UPAE- Serra Talhada, Kaio Texeira, reforça que a descentralização do serviço gera avanços em toda a assistência e é um ganho significativo para a população do interior do Estado. “A partir da regionalização do serviço, o paciente recebe um atendimento especializado e de qualidade, além do acompanhamento próximo a sua casa e a sua família”, ressaltou.

Pontos de Descentralização:
II Macrorregião – Regionais de Caruaru e Garanhuns
Assistência Hematológica Ambulatorial às Pessoas com Doença Falciforme, na UPAE de Caruaru
IV Macrorregião – Regionais de Salgueiro, Petrolina e Ouricuri
Assistência Hematológica às Pessoas com Doença Falciforme, na UPAE de Petrolina
III Macrorregião – Regionais de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada
Assistência Hematológica às Pessoas com Doença Falciforme na UPAE de Serra Talhada

Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme

Em 2008, a Organização Mundial da Saúde, instituiu a data de 19 de junho como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme para chamar a atenção da população e aumentar o conhecimento e a compreensão do público sobre a doença e os desafios vivenciados pelos pacientes, seus familiares e cuidadores.