Em 2023, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), firmou parceria com Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e UMANE - instituição filantrópica que apoia iniciativas ligadas à saúde pública - para implantação do Planifica PE na III Macrorregião Sertão. A estratégia visa oferecer à população maior garantia ao acesso aos serviços de saúde no âmbito da Atenção Primária e da Atenção Especializada. Nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/07), representantes de diversas áreas técnicas da SES-PE se reúnem para realização de encontro de planejamento e análise das próximas ações que serão desenvolvidas nesses territórios.

A III Macrorregião de Saúde, situada no Sertão de Pernambuco engloba três regiões de saúde: VI Geres (com sede em Arcoverde), X Geres (Afogados da Ingazeira) e XI (Serra Talhada). A região é composta por 35 municípios e apresenta uma população estimada de 865.576 habitantes, sendo 97% dessa população considerada dependente do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nessa macrorregião, além das doenças cardiovasculares, será incorporada a linha de cuidado materno-infantil, pois se trata de uma região com um dos maiores vazios assistenciais à saúde na assistência materno-infantil, sobretudo nas condições de alto risco que culminam na peregrinação das mulheres até os serviços localizados em outras regiões, como Agreste e Região Metropolitana.

“Estas reuniões são uma continuidade de todo o processo que a gente vem desenvolvendo para o planejamento do Planifica PE e início das atividades nos territórios pertencentes a III Macrorregião. Estamos em uma sequência de atividades, de treinamento de tutores para, tanto a construção de um diagnóstico de linha de base, como a operacionalização das atividades de campo, que terão início no dia 21/08. Nesta oportunidade iniciaremos o processo de tutoria entre os tutores estaduais, regionais e municipais. Cada um dos 35 municípios da região já definiu sua unidade laboratório e seus tutores locais”, explica a diretora de Atenção Primária da SES-PE, Eline Mendonça.

“Nesse planejamento para operacionalização dessas atividades de campo, as equipes de saúde prisional presentes nesses territórios também farão parte das ações do ciclo de melhorias, assim como as representações do Distrito Sanitário Indígena, pois nesta região (III Macro) é onde se concentra a maior população indígena do Estado”, completa.

Além do Diagnóstico Materno Infantil da III macrorregião, que abordará questões relacionadas à saúde da mulher na gestação, parto, puerpério e saúde da criança, o encontro ainda discutirá questões relacionadas à saúde da pessoa idosa, saúde das pessoas com quadros de diabetes mellitus e hipertensão arterial sistólica, além de ações voltadas para Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).