O Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes (HMA), unidade de saúde localizada em Paulista, no Grande Recife, e vinculada à Fundação Gestão Hospitalar Professor Martiniano Fernandes (FGH), foi credenciada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) para integrar o mutirão do Programa Cuida PE, de redução de filas de cirurgias eletivas em Pernambuco. Com isso, o HMA passa a realizar cirurgias de vasectomia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através do seu serviço de Urologia, inaugurado em fevereiro deste ano. 

A implementação da vasectomia pelo SUS no HMA é de grande importância para a promoção da saúde reprodutiva e o controle da natalidade, além de colaborar para agilizar a fila de espera por esse tipo de procedimento no estado, que, até dezembro do ano passado, beirava três mil solicitações. “Nós contamos com uma infraestrutura completa e uma equipe multiprofissional especializada em Urologia. Então, o hospital está preparado para oferecer um serviço de planejamento familiar de qualidade e acessível à população”, explica Stephanie Steremberg, diretora Interdisciplinar do HMA e gerente do programa na unidade. 

 

Na última sexta-feira (04) tiveram início as consultas ambulatoriais. Os pacientes são encaminhados pela Gerência de Regulação Ambulatorial (GRAMB) da SES/PE e atendidos pelas equipes de Urologia, Serviço Social e Enfermagem do HMA no Ambulatório de Egresso da unidade. Não são permitidas marcações, consultas e cirurgias com demandas espontâneas. Na ocasião, os pacientes agendados são orientados sobre os métodos anticoncepcionais disponíveis, incluindo a vasectomia, fazem uma consulta pré-operatória e, os pacientes aptos, seguem para o agendamento do procedimento. 

 

De acordo com o cirurgião Eugênio Lustosa, coordenador do Serviço de Urologia do HMA, a oferta desse serviço vai contribuir para o planejamento familiar consciente: “A vasectomia é um método contraceptivo permanente e seguro, permitindo que os homens tenham maior autonomia na decisão de ter filhos, reduzindo, assim, as taxas de gravidez indesejada”. A equipe do Programa Cuida PE no HMA tem capacidade de realizar cinco atendimentos diários no Ambulatório e cinco cirurgias por dia, de segunda a sexta-feira. A expectativa é que 100 procedimentos do tipo sejam realizados por mês a partir da próxima sexta-feira, 11 de agosto, quando têm início as cirurgias do programa na unidade.