Os residentes e profissionais de Ginecologia do Hospital Barão de Lucena (HBL) participaram de uma capacitação de Cirurgia de Alta Frequência (CAF) no tratamento de lesões de alto grau do colo uterino. O curso, que é uma iniciativa do Programa Útero é Vida, (programa de reorganização da linha de cuidado do Câncer de Colo do Útero no Estado de Pernambuco) contou com módulo teórico e prático com simulador. Esta é a quinta turma formada.

‘Capacitar os profissionais que efetivamente estarão em campo e poder deixar esse legado para a saúde pública é de fundamental importância para quem está à frente na linha de cuidado', afirma a Diretora geral no Hospital Barão de Lucena, Renata Bezerra.  

‘Todos os anos novos profissionais se formam ou se aposentam, por isso são necessárias as capacitações permanentes. Este é o quinto curso, somando, já são mais de 40 profissionais aptos a identificar lesões de alto grau do colo uterino. Essa iniciativa mostra que o Estado, trazendo para si essa capacitação de profissionais, oferecerá o que há de melhor e mais atual a todos os pernambucanos', destaca a coordenadora técnica do Programa Útero é Vida e ginecologista, Letícia Katz.

Sobre o  CAF: Por meio dessa técnica cirúrgica é feita a retirada de lesões do colo do útero, com a extração da área doente, sem causar nenhum dano ao órgão, utilizando um fio que conduz energia elétrica de baixa voltagem e alta frequência, que permite o corte do tecido. O material retirado é enviado para biópsia para indicar se a lesão foi totalmente removida e para definir a necessidade de outros tipos de tratamento complementares ao procedimento.  Por ser um procedimento pouco invasivo, permite a manutenção da fertilidade feminina após a cirurgia.