No mês de agosto é realizada a campanha de conscientização para promover a importância do aleitamento materno. O “Agosto Dourado”, como é conhecida, faz referência à cor dourada do colostro, o primeiro leite produzido pela mãe logo após o parto. Em Caruaru, o Hospital Regional Jesus Nazareno (HRJN), referência para gestação de alto risco para 90 municípios de Pernambuco, proporcionou diversas ações alusivas à data.

“O Agosto Dourado tem o objetivo de fomentar a temática e estimular novas experiências de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. As famílias, muitas vezes, não têm informação suficiente sobre como cuidar da alimentação das crianças, por isso a importância de momentos como esses”, explicou o diretor-geral do HRJN, Dayvid Epifânio.

Direcionados para gestantes e puérperas, foram oferecidos serviços relacionados a cuidados com o corpo, como corte de cabelo, limpeza de pele e massagem. “Essa ação, em parceria com o Sesc, contribuiu para promover a autoestima, o relaxamento e o cuidado com a aparência das puérperas e gestantes do ambulatório de alto risco. Atendemos cerca de 50 mulheres”, pontuou a coordenadora do banco do leite do HRJN,  Virgínia Bezerra.

A coordenadora enfatizou, ainda, que foram realizadas palestras abordando os cuidados com os recém-nascidos, benefícios e dificuldades da amamentação, técnicas e posições confortáveis para amamentar, entre outros temas. “Essas são iniciativas importantes que já são rotina na unidade. Estamos sempre preocupados em informar sobre a amamentação, principalmente para gestantes de alto risco, pois essas gestantes podem enfrentar desafios adicionais devido às suas condições médicas”, completou Virgínia.

Não foram só os pacientes que foram beneficiados. A unidade ofereceu, também, um minicurso sobre a atuação dos profissionais do banco de leite humano a alunos dos cursos de Biomedicina e Farmácia, a fim de compartilhar informações valiosas sobre o papel essencial desses profissionais na promoção da amamentação e na saúde neonatal.

O banco de leite humano fica na Rua Ana Maria da Silva Brasileirinho, s/n, no bairro Maurício de Nassau. As mães que precisam do alimento para o seu bebê podem comparecer à unidade de saúde de domingo a domingo, das 8h às 17h, sem agendamento. Aquelas que desejam doar precisam estar saudáveis e ter seus exames de pré-natal não reagentes. Atualmente, o banco de leite distribui 1,2L por dia.