A partir desta terça-feira (22/08), o Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes (HMA/FGH) passa a contar com uma Sala de Alta destinada a pacientes das unidades de internação (enfermarias). O objetivo do novo espaço é oferecer rapidez e agilidade no giro de leitos nos setores de Emergência, Sala de Recuperação (recuperação anestésica) e UTI, além de oferecer mais segurança aos pacientes de alta hospitalar.  

A Sala de Alta vai funcionar próxima à Emergência, onde antes estava situada a Central de Maqueiros, transferida para o lado da Recepção da Emergência. O novo espaço, refrigerado, conta com poltronas, longarinas e TV, e estará aberto diariamente, das 7h às 19h, destinado a uma média de oito pacientes de alta e que se encaixam nos critérios estabelecidos para utilização do local.

“A sala é um local de segurança para pacientes de até 65 anos, que não estejam acamados e que tenham transporte confirmado até as 19h. Estamos trabalhando com as equipes de Recepção, Segurança, Enfermagem e Serviço Social para acolher o paciente neste novo ambiente”, detalha Stephanie Steremberg, diretora Interdisciplinar do HMA.

Com a nova sala, leitos antes ocupados por pacientes de alta hospitalar, e que apenas aguardam transporte para deixar a unidade, poderão ser utilizados por aqueles que esperam por vagas, possibilitando, assim, uma gestão mais eficiente na rotatividade dos setores. De acordo com Stephanie Steremberg, entre oito e dez leitos devem ser ofertados, por dia, com a implantação do novo espaço. “Esse indicador deve ser acompanhado por nossa equipe, assim como o tempo de permanência no espaço, e a partir dos resultados vamos conseguir melhorar cada dia mais”.