Mais de 30 profissionais de saúde, entre técnicos e enfermeiros, que atuam no Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, integraram as duas primeiras turmas do treinamento sobre “Bomba de Infusão e Nutrição Enteral e Parenteral”. A capacitação, promovida pelo Núcleo de Educação Permanente (Nuepe), iniciou nesta quarta-feira (23/08), no Centro de Saúde da unidade. A proposta da qualificação é manter o quadro técnico do hospital atualizado, melhorando a assistência aos pacientes que buscam atendimento no Regional Dom Moura.

Em setembro, novas turmas serão formadas e outros profissionais, incluindo ainda fisioterapeutas e médicos, serão capacitados sobre o manuseio do equipamento. O treinamento é conduzido pela enfermeira Amanda Morais e durante as aulas os profissionais têm um panorama da utilização total da bomba de infusão, as funções possíveis, a prática do manuseio do equipamento e espaço para esclarecimento de dúvidas. “Nossa proposta é capacitar os profissionais de saúde de maneira constante para que aperfeiçoem o manuseio dos aparelhos e adquiram domínio nas máquinas que são do dia a dia de trabalho”, completa a coordenadora do Nuepe, Renata Andrade.

Considerado um dos mais importantes equipamentos das rotinas hospitalares, a bomba de infusão é responsável por fornecer fluidos aos pacientes, como soros e medicamentos, desde quadros de saúde estáveis até estágios mais graves. Em quadros de pacientes hospitalizados que não conseguem manter o estado nutricional adequado, as bombas de infusão integram esse protocolo de atendimento. A bomba de infusão enteral fornece a dieta e os medicamentos diretamente no trato digestivo; e a de infusão parenteral serve para monitorar e controlar os fluxos da infusão no sangue do paciente.