Por meio da Ouvidoria da Saúde de Pernambuco, nesta segunda-feira (11/07), os alunos do 3º período da graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Campus de Vitória de Santo Antão, visitaram a sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

A visita teve como objetivo orientar os alunos sobre o funcionamento do fluxo e das demandas da ouvidoria da saúde. A apresentação foi guiada por Sileide Oliveira, superintendente da Ouvidoria da SES-PE. Ela explicou o organograma e a sistemática utilizada das ouvidorias das unidades junto à Secretaria.

A Superintendente ressaltou a necessidade desse contato com os alunos para ampliar o acesso ao que é feito pelo setor. “As pessoas têm em mente que a Ouvidoria é só aquele espaço de reclamação e denúncia, e tem muita, mas também é aquele espaço para você tirar suas dúvidas sobre a saúde do estado, obter informações, deixar uma sugestão e até um elogio, que é bem importante”, explicou.

A Ouvidoria recebeu, no 1º semestre de 2023, 3.702 manifestações, tendo 86% de resolutividade das ocorrências, com prazo máximo de 30 dias para serem finalizadas.