Durante todo o mês de novembro, profissionais do Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH), em Paulista, estão envolvidos em atividades relacionadas à Campanha Novembro Azul, mês dedicado à saúde do homem. São palestras junto a grupos de acompanhantes realizadas nos setores de Internamento, Emergência e Ambulatório, focando sobre a importância da realização de exames não só para prevenir o câncer de próstata e de pênis, como para controlar doenças como hipertensão e diabetes. 

A saúde do homem é um assunto em destaque na unidade desde fevereiro deste ano, quando foi inaugurado o Serviço de Urologia. Desde então, uma equipe multiprofissional e especializada, com 16 urologistas, passou a atender na unidade, que conta com uma infraestrutura completa de urgência, emergência, internamento e ambulatório para esses casos.   

Durante as consultas no Serviço de Urologia, os homens são orientados sobre a importância do check up, com exames regulares para a população masculina; sobre câncer de próstata e de pênis; saúde mental; infecções sexualmente transmissíveis; e doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Informações sobre métodos de promoção da saúde reprodutiva e de controle da natalidade também são repassadas.  

Por conta desse serviço, o HMA foi credenciado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) para integrar o mutirão do Programa Cuida PE, de redução de filas de cirurgias eletivas em Pernambuco. Com isso, o HMA passou a realizar cirurgias de vasectomia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde o mês de agosto passado. “A oferta desse serviço contribui para o planejamento familiar consciente. A vasectomia é um método contraceptivo permanente e seguro, permitindo que os homens tenham maior autonomia na decisão de ter filhos, reduzindo, assim, as taxas de gravidez indesejada”, explica o cirurgião Eugênio Lustosa, coordenador do Serviço de Urologia do HMA. 

A equipe do Programa Cuida PE no HMA tem capacidade de realizar cinco atendimentos diários no Ambulatório e cinco cirurgias por dia, de segunda a sexta-feira. No período de 11 de agosto, quanto tiveram início os procedimentos, até 31 de outubro, 219 cirurgias de vasectomia foram realizadas e 447 consultas feitas no Ambulatório do HMA.  

PALESTRAS - A programação do Novembro Azul no HMA teve início no dia 3 de novembro, com um bate-papo sobre o assunto no Ambulatório. Uma nova palestra aconteceu nessa terça-feira (7), na Emergência, e hoje (8), no Centro de Estudos localizado no 4º andar do Internamento. A promoção é dos setores de Enfermagem, Serviço Social e CIHDOTT, a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.