O Hospital da Restauração inaugura no próximo dia 19 de abril, seu Núcleo de Reabilitação Física. O ambulatório de reabilitação da unidade de saúde foi todo reaparelhado para a criação do novo espaço, com o objetivo de aperfeiçoar e ampliar o atendimento aos pacientes que foram atendidos no hospital e necessitam fazer fisioterapia. O local também foi submetido a adaptações na estrutura física para receber os novos equipamentos.

Este é o segundo núcleo de uma série de 17 que serão criados em Pernambuco com a finalidade de prestar assistência a pessoas que precisam de reabilitação, através do projeto Ampliando a Rede de Reabilitação do SUS, parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Ministério da Saúde. O primeiro foi instalado no Hospital de Vitória de Santo Antão. As unidades são de baixa, média e alta complexidade, todas voltadas para o trabalho de reabilitação.

A meta, segundo Mary Trigueiro, da Unidade de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da SES, é implantar os demais núcleos, que estarão distribuídos em hospitais, postos e clínicas em todo o estado, até o fim do ano. "Com ele, queremos melhorar essa assistência aos pacientes que precisam de reabilitação física", diz.

No ambulatório de reabilitação do HR, que atende uma média de 50 a 60 pacientes por dia, serão implantados 43 novos equipamentos para serem utilizados nas sessões de fisioterapia, como máquina para aplicação de ultrasom, barras paralelas para exercícios e aparelho de ondas curtas. Também estão sendo readaptadas as instalações do setor, com a instalação de divisórias e de corrimãos, para receberem esse material.

"Com a implantação do Núcleo, esperamos aumentar tanto a capacidade de atendimento quanto a eficácia do tratamento aos pacientes", explica Wildberg Alencar, gerente da Reabilitação do hospital. A cerimônia terá a presença da representante do Ministério da Saúde Isa Queiroz.