O secretário estadual de saúde, Jorge Gomes participou no último dia 19/04, em Carpina, a 63 km do Recife, do I Fórum Intermunicipal de consórcio público da Mata Norte e do Agreste Setentrional. O encontro reuniu prefeitos e secretários de saúde dos 29 municípios da região que já confirmaram adesão ao modelo de gestão compartilhada. Atualmente, estado e municípios discutem os aspectos legais para a formatação do consórcio.

“A proposta do consórcio se integra ao compromisso Governo Eduardo Campos de administrar em sintonia estreita com os municípios. Queremos não só dar apoio à formatação inicial, mas também sermos parceiro quando do funcionamento da gestão”, informou o secretário Jorge Gomes. Durante o evento, no auditório Salesianas, os prefeitos discutiram sobre o projeto, abordando questões como os termos de adesão e contratos de assessoria. “O consórcio público resultará numa força maior para os municípios e possibilitará uma melhoria dos serviços oferecidos à população”, afirmou o prefeito de Condado, Eriberto Quental.

Também presente ao encontro, José Bezerra, gerente de Desenvolvimento Regional da SES, explicou que os consórcios funcionam como uma cooperativa, na qual os municípios que têm alguma demanda em comum planejam ações para suprir essas carências. Depois de aprovado, o consórcio receberá verba da União, do Estado e dos próprios municípios que fazem parte dele.
O Hospital Ermírio Coutinho, no município de Nazaré da Mata, é um exemplo de consórcio na área de saúde que em breve estará pronto para atender os pacientes de média e alta complexidade, mesmo sendo um hospital municipal. Fazem parte dele, além de Nazaré da Mata, as cidades de Tracunhaém, Vicência, Aliança e Buenos Aires.

Inaugurado nos próximos meses, o hospital, que comportará mais de cinqüenta leitos, recebeu verba de R$ 4,5 milhões do Estado para sua reforma estrutural e de equipamentos, e um investimento de R$ 76 mil por mês em recursos humanos. Com essa estrutura, além de facilitar o atendimento dos casos de média complexidade dessas cinco cidades, a unidade ainda ajudará a desafogar os atendimentos dos hospitais estaduais do Grande Recife. Posteriormente, gestões de outras áreas ainda podem vir a agregar o consórcio, como a Secretaria da Cultura e a Fundarpe, desenvolvendo planos para suas áreas de atuação.
E, depois de apresentado aos prefeitos, será a vez de os vereadores dos municípios votarem nas câmaras municipais pela aprovação dos consórcios planejados. Participaram também do encontro os representantes do Promata, Leonardo Vieira e Ana Cláudia Callou.