O secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, abriu no último dia 23/04, pela manhã, no Parque da Jaqueira, a campanha de vacinação dos idosos contra a gripe. O evento faz parte de uma estratégia de mobilização, montada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), para imunizar contra a doença mais de 530 mil pessoas acima de 60 anos, ou seja, 70% da população de idosos do Estado de Pernambuco.
 
Dando o exemplo, o secretário Jorge Gomes reforçou a importância da turma da terceira idade ao se vacinar contra a gripe. A atitude vem reduzindo, de acordo com pesquisas, cerca de 30% dos atendimentos hospitalares dessa faixa etária no sistema de saúde. “Além disso, para atingirmos a nossa meta, vamos nos empenhar muito, verificando os dados para intensificar a campanha”, acrescentou o secretário.   
 
As pessoas acima de 60 anos que estavam caminhando ou correndo no Parque da Jaqueira foram surpreendidas com o evento. Dona Iracema Vieira, de 75 anos, foi uma das primeiras a chegar na fila para se imunizar. “Eu estava caminhando e, quando vi que a vacina estava aqui, aproveitei para me imunizar logo, e não ficar mais resfriada. Achei ótimo a campanha ter começado aqui”, contou a aposentada.
 
Além de se vacinarem contra a gripe, os idosos aproveitaram a oportunidade para aferir pressão e receber orientações sobre doenças como o mal de Parkinson e a doença de Alzheimer.Com o apoio de mais de 50 organizações públicas e privadas, a organização trouxe atividades físicas, como ioga e ginástica, oferecidas gratuitamente à população durante o evento, entre outras atividades.
 
Foram enviadas pelo Ministério da Saúde mais de 952 mil doses da vacina, que serão utilizadas em 1.900 postos espalhados por todo o Estado. Além disso, foram destinadas 30 mil doses da vacina para serem aplicadas na população idosa das aldeias indígenas pernambucanas. Mais de 5 mil profissionais trabalham para que a meta seja alcançada e superada no Estado.
 
“Diferentemente do adulto, a gripe mexe com a rotina do idoso, deixando seu organismo mais frágil e cansado. A vacina é importante porque vai ajudá-lo a não ter complicações causadas pela doença, evitando, assim, que ele seja hospitalizado com mais freqüência”, ressaltou a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Teresa Maia. Ela também acrescenta que a vacina deve ser tomada todos os anos, uma vez que o vírus da gripe possui uma grande capacidade de mutação. A campanha de vacinação termina no próximo dia 04 de maio.
 
Atenção – os idosos que não estiverem em condições de se dirigirem a um dos postos de saúde, para serem imunizados, podem acionar a Secretaria de Saúde do seu município, solicitando a presença de um vacinador em sua própria moradia.