A Semana Estadual de Combate à Dengue, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde, foi encerrada no último dia 31/03, no Dia D, com uma carreata pelas principais ruas e avenidas do centro da cidade. O cortejo saiu às 8h da praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista, e teve frevioca, banda showlandia, arte-educadores e distribuição de materiais educativos.
O percurso foi o seguinte: avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes e Dantas Barreto, Cais de Santa Rita, Praça da República, rua da Aurora, avenidas Visconde de Suassuna e João de Barros, Mercado da Encruzilhada, avenida Norte, rua do Espinheiro, avenida Agamenon Magalhães e Parque Amorim, com retorno previsto para a Praça Oswaldo Cruz ao meio-dia. A campanha também esteve no sábado pela manhã no Mercado de São José e nos terminais integrados da Macaxeira e da PE-15, onde foram desenvolvidas atividades recreativas e educativas.
A semana de combate à dengue teve início no último dia 26/03 e durante seis dias foram realizados eventos no Metrô do Recife, mercados públicos, Ceasa, terminais integrados de passageiros e escolas públicas e privadas, nas quais houve palestras para os alunos e distribuição de 7 mil revistas em quadrinhos com o tema da dengue criados pelo chargista Lailson. Também foi feita, na última quinta-feira, uma capacitação clínica para 200 médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde sobre diagnóstico e tratamento adequado da doença. “É importante frisar que estamos finalizando a mobilização, mas não as ações de prevenção, que devem prosseguir por todo o ano. Para combater o mosquito, é preciso que não apenas os municípios, responsáveis por esse tipo de ação, fiquem em alerta permanente, mas também a população, cujo papel é fundamental”, explica Zailde Carvalho, coordenadora da campanha, lembrando que 90% dos focos da doença proliferam dentro das residências.
Sintomas – A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. Entre os sintomas do tipo clássico estão dores de cabeça, nos músculos, juntas e olhos, manchas vermelhas no corpo, febre alta por cerca de uma semana, vômito, diarréia e falta de apetite. Já a dengue hemorrágica, causada pelo contágio com mais de um dos tipos do vírus, manifesta-se com dor abdominal, tonturas, suor frio, desmaios, sangramento nas gengivas, nariz e outros locais do corpo.
Não existe um tratamento específico para a dengue, recomenda-se repouso, tomar muito líquido e não ingerir medicamentos com ácido acetilsalicílico (AAS e Aspirina). Ao menor sinal da doença, procurar um posto de saúde. No caso da dengue hemorrágica, a referência estadual é o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro. Outras dúvidas podem ser tiradas através do Ligue-Saúde da SES (0800-281-5656).

Dados: De janeiro até 29 de março deste ano, foram registrados 449 casos de dengue clássica e seis de hemorrágica no Estado. No mesmo período do ano passado, foram confirmados 337 casos de dengue clássica e nenhuma incidência de hemorrágica. Tanto em 2006 como 2007, não há óbitos causados pela doença.

Dicas para combater o mosquito em casa:

90% dos focos do mosquito da dengue estão na água acumulada das casas. Tomando os cuidados necessários você reduz o risco de contágio e ajuda a acabar de vez com esse mosquito.

- Mantenha bem tampados caixas d’água, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água.
- Mantenha as lixeiras tampadas e secas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios.
- Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias.
- Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas.
- Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água.
 - Encha os pratinhos de planta com areia