Mesas redondas, debates, oficinas, discussões sobre o Sistema Único de Saúde em Pernambuco, a nova lei de responsabilidade sanitária, descentralização e regionalização dos serviços de saúde e as novas regras de financiamento. Esses são alguns dos temas abordados no 52º Encontro de Secretários Municipais de Saúde, que ocorreu nesta quinta e sexta-feira (13/04), no município de Garanhuns, no Agreste do Estado.

Na noite de quinta-feira (12/04), com o auditório do Hotel Tavares Correa lotado, foi realizada a solenidade de abertura do evento com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes. A reunião contou ainda com prefeitos e secretários de saúde de diversas cidades, representantes da SES, AMUPE, Ministério da Saúde, técnicos em saúde, entre outros profissionais.

Na ocasião, Eduardo Campos assinou o termo de normas e diretrizes da política estadual de atenção à saúde, que visa melhorar o sistema de repasse de verbas e reforçar a relação entre o Estado e os municípios. Esta foi a primeira vez que um governador de Pernambuco participou do encontro.

"Tenho absoluta consciência de que estamos aqui presentes não apenas para reafirmar o nosso compromisso em dar atenção à saúde, mas sobre tudo o nosso compromisso com a vida. Precisamos integrar o sistema de saúde e observar que é necessário trabalhar na atenção básica, pois tudo começa na base", declarou Campos. O governador garantiu ainda que a verba do repasse do SUS não irá atrasar.

O secretário estadual de Saúde, Jorge Gomes, destacou a importância de agir para que o sistema de saúde atenda o maior número de pessoas possível. "O SUS é uma grande conquista no processo social. Vamos manter o foco para que a nossa população, principalmente a mais carente, possa também ser incluída no sistema de saúde estadual", afirmou Gomes. Após a abertura, foi realizada uma conferência com o tema "As mudanças a partir do Pacto e a Política de Financiamento”.

O Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), em Parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, é o responsável pela organização do encontro. A entidade se reúne a mais de 20 anos para debater questões em comum da área de saúde entre os municípios e o Governo Estadual. O 52º Encontro serviu também para a eleição da nova diretoria da instituição.