De hoje (15/03) até o próximo sábado (17/03), Pernambuco recebe o 11º Congresso da Sociedade Brasileira de Coluna, sediado no Summerville Beach Resort, em Porto de Galinhas. O evento, apoiado pelo o Hospital Getúlio Vargas (HGV), maior referência do Estado em cirurgias de coluna, ocorre pela primeira vez em Pernambuco. A expectativa é de que participem mais de mil especialistas de todo o Brasil e também de países como Alemanha, Coréia do Sul, Inglaterra, Portugal, EUA, Áustria, Porto Rico e África do Sul.
 
O objetivo do congresso é promover apresentações de pesquisas seguidas de debates sobre os novos tratamentos, tecnologias e a atualização dos profissionais da medicina de coluna. “Iremos trocar novos ensinamentos e experiências com profissionais renomados”, afirma o presidente do 11º Congresso, Alexandre Machado. Entre os temas que se destacam no congresso estão as doenças degenerativas, deformidades da coluna, trauma raquimedular e os avanços na cirurgia de coluna. Além das explanações também acontecem cursos, simpósios-satélites e workshops.
 
A realização de um congresso desse porte só reforça a importância do pólo médico de Pernambuco e também da especialização atingida pelo Hospital Getúlio Vargas nessa área. Atualmente, o HGV atende a cerca de 23 mil pacientes por mês entre emergência geral e ambulatório, realizando cirurgias de coluna de alta complexidade “Estamos trabalhando no sentido de ofertar cada vez mais cirurgias e melhor assistência para a população do nosso Estado”, diz o diretor do HGV, Rômulo Gomes. 
 
Para manter a coluna saudável ao longo da vida, algumas recomendações devem ser seguidas. “As pessoas precisam ter cuidado em não ganhar peso de forma exagerada, observar sempre a postura, fazer atividades físicas com freqüência, e alongamentos também são fundamentais”, explica o ortopedista André Pereira. Outras informações podem ser obtidas através do site do evento.