A semana estadual de mobilização contra a dengue terá continuidade hoje (29/03) com dois eventos promovidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na Estação Central do Metrô do Recife, os transeuntes serão orientados com distribuição de materiais educativos e atividades artísticas. Já no auditório do Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), em Santo Amaro, médicos e profissionais de saúde da rede pública e privada receberão uma capacitação sobre diagnóstico e tratamento da doença.

A programação na estação do Metrô começa às 8h e contará com distribuição de materiais,
orientações de combate ao mosquito transmissor e exposição de amostras do ciclo evolutivo do aedes aegypti, além das apresentações de grupos musicais, de dança e arte-educadores. As atividades ocorrem até as 17h.

Paralelamente ao evento educativo no metrô, a SES promoverá, às 10h, no auditório do Procape, uma atualização clínica para profissionais de postos de saúde, policlínicas, hospitais públicos e privados. Na ocasião, médicos, enfermeiros e profissionais de outras áreas da saúde receberão uma capacitação para identificar de forma mais rápida e tratar adequadamente a dengue.    

Sintomas
– A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. Entre os sintomas do tipo clássico estão dores de cabeça, nos músculos, juntas e olhos, manchas vermelhas no corpo, febre alta por cerca de uma semana, vômito, diarréia e falta de apetite. Já a dengue hemorrágica, causada pelo contágio com mais de um dos tipos do vírus, manifesta-se com dor abdominal, tonturas, suor frio, desmaios, sangramento nas gengivas, nariz e outros locais do corpo.

Não existe um tratamento específico para a dengue, recomenda-se repouso, tomar muito líquido e não ingerir medicamentos com ácido acetilsalicílico (AAS e Aspirina). Ao menor sinal da doença, procurar um posto de saúde. No caso da dengue hemorrágica, a referência estadual é o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro. Outras dúvidas podem ser tiradas através do Ligue-Saúde da SES
(0800-281-5656).
 
Dados: De janeiro até 22 março deste ano, foram registrados 313 casos de dengue clássica e 4 de hemorrágica no Estado. No mesmo período do ano passado, foram confirmados 264 casos de dengue clássica e nenhuma incidência de hemorrágica. Tanto em 2006 como 2007, não há óbitos causados pela doença.
 
 
Programação desta quinta-feira
        
ESTAÇÃO CENTRAL DO METRÔ, próximo a Casa de Cultura Bairro de São José.
HORÁRIO: 8h às 17h.

ATIVIDADES
 
 
  • Stand de orientações sobre a DENGUE
  • Distribuição de material educativo
  • Apresentação de MAQUETES destacando formas adequadas de prevenção de criadouros;
  • Arte Educadores enfocando o tema e interagindo com os usuários presentes;
  • Grupo de danças
  • Cantor e Tecladista
  • Apresentação de artista fantasiado de MOSQUITO DA DENGUE.
  • Amostras de todo ciclo do mosquito em tubos de ensaio
  • Manequim com equipamento de proteção individual para o fumacê
  • Banda Showlândia.
SEMINIÁRIO PARA DISCUSSÃO CLÍNICA - Auditório do Procape - 10h