As crianças e adolescentes foram o público-alvo das atividades desenvolvidas no último dia 30/03, dentro programação da semana estadual de mobilização contra a dengue. A Secretaria Estadual de Saúde lançou, na escola pública Helena Pugó, no Bongi, e no colégio Apoio, em Casa Amarela, a revista em quadrinhos “Defensores da Saúde contra o Mosquito da Dengue”, de autoria do chargista Laílson. Durante os eventos, que contaram com a presença do secretário Jorge Gomes, o chargista fez palestras para estudantes e professores das duas unidades de ensino. O objetivo foi mostrar como o quadrinho pode ser utilizado como ferramenta de apoio didático.

A história, voltada para um público-alvo de sete a 14 anos, conta a aventura de cinco crianças que se reúnem para formar um clubinho com a função de promover atividades de preservação da saúde e do meio ambiente. A vontade dos garotos de ajudar é reconhecida por um cientista de outra galáxia que dá às crianças poderes que as tornam super-heróis. A partir daí, o primeiro desafio da garotada é combater, com a ajuda da sociedade, o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Através desta história, divertida e cheia de aventuras, o autor transmite informações sobre prevenção e sintomas da dengue. “Buscamos focar em dois pontos principais, primeiro, mostrar para a sociedade a gravidade da doença, e por outro lado, motivar as pessoas a tomarem uma atitude ativa em relação ao problema”, afirmou Laílson, acrescentando também que a criança é um importante agente multiplicador de informações tanto no ambiente familiar quanto comunitário. Com tiragem inicial de 7 mil exemplares, a publicação será distribuída em escolas públicas e particulares do Estado. O evento contará também com a participação do secretário-executivo da Saúde, Cláudio Duarte e do chefe de gabinete da Secretaria de Educação, Nilton Mota.

A Semana Estadual de Combate à Dengue, que teve início na última segunda-feira (26), se encerrará no próximo sábado, Dia D de Combate à Dengue, com uma carreata que percorrerá algumas das principais ruas e avenidas da cidade. A mobilização terá início às 8h em frente à Secretaria, na praça Oswaldo Cruz, no Boa Vista. O percurso será o seguinte: avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes, Dantas Barreto, cais de Santa Rita, Praça da República, rua da Aurora, avenidas Visconde de Suassuna e João de Barros, Mercado da Encruzilhada, Avenida Norte, rua do Espinheiro, Avenida Agamenon Magalhães e Parque Amorim, com retorno previsto para a Praça Oswaldo Cruz, ao meio-dia.

Ainda no sábado (31/03), pela manhã, serão desenvolvidas atividades recreativas e educativas no Terminal Integrado de PE-15, Terminal Integrado da Macaxeira e Mercado de São José.

Sintomas – A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. Entre os sintomas do tipo clássico estão dores de cabeça, nos músculos, juntas e olhos, manchas vermelhas no corpo, febre alta por cerca de uma semana, vômito, diarréia e falta de apetite. Já a dengue hemorrágica, causada pelo contágio com mais de um dos tipos do vírus, manifesta-se com dor abdominal, tonturas, suor frio, desmaios, sangramento nas gengivas, nariz e outros locais do corpo.

Não existe um tratamento específico para a dengue, recomenda-se repouso, tomar muito líquido e não ingerir medicamentos com ácido acetilsalicílico (AAS e Aspirina). Ao menor sinal da doença, procurar um posto de saúde. No caso da dengue hemorrágica, a referência estadual é o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro. Outras dúvidas podem ser tiradas através do Ligue-Saúde da SES (0800-281-5656).

Dados: De janeiro até 29 de março deste ano, foram registrados 449 casos de dengue clássica e seis de hemorrágica no Estado. No mesmo período do ano passado, foram confirmados 337 casos de dengue clássica e nenhuma incidência de hemorrágica. Tanto em 2006 como 2007, não há óbitos causados pela doença.