No Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, os profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (SES) estiveram no último sábado (24/03) na Estação Central do Metrô do Recife, no bairro de São José, das 8h30 às 14h, conscientizando a população sobre os sintomas e tratamento da doença, que vitima cerca de 4,5 mil pessoas em Pernambuco por ano. Atualmente, há mais de 5 mil pacientes em tratamento no Estado, sendo 50% na Região Metropolitana do Recife.

“A tuberculose tem cura, e ela está em suas mãos”, este foi o tema da campanha que mobilizou 38 profissionais durante o dia de combate à tuberculose. “Preparamos todos esses profissionais com aulas expositivas sobre a questão da tuberculose”, diz Rose Pimentel, coordenadora do Programa Regional de Controle da Tuberculose. Pimentel e outros técnicos da SES acompanharam a ação de sensibilização em todos os locais que receberam a campanha.

Além da Estação Central do Metrô, também integraram a ação da SES o Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e trechos de grande movimentação no centro da cidade, como a avenida Dantas Barreto, Rua das Calçadas e Cais de Santa Rita, dentre outros locais do Bairro de São José, onde os integrantes da SES estiveram em constante movimento para atingir o maior público possível.

Ao todo, foram distribuídos 30 mil panfletos educativos e dois mil cartazes em estabelecimentos comerciais, além de banners afixados nas unidades hospitalares. Além disso, os 38 profissionais capacitados para a ação foram facilmente identificados pela camisa da campanha, e estiveram prontos para responder e orientar sobre qualquer dúvida que a população venha a ter.

“Quem apresentar tosse com catarro há mais de três semanas, deve procurar um posto de saúde”, adverte Karina Brito, técnica da Vigilância Epidemiológica da SES, sobre o mais visível dos sinais da doença. Outros sintomas característicos da doença são dores no peito, suor noturno, fraqueza, perdas de apetite e de peso.

Ainda segundo Karina, qualquer posto de saúde está capacitado para realizar a baciloscopia, o teste gratuito de diagnostico da tuberculose, como também o tratamento com medicamentos. “O principal é que as pessoas saibam identificar a doença e onde procurar auxílio para se tratar”, conclui a técnica. Caso os pacientes mais graves precisem de um internamento, a referência estadual é o Hospital Otávio de Freitas.

Transmissão - é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Bacilo de Koch. Ela pode se apresentar de várias formas, sendo a pulmonar a mais comum. O bacilo ganha força caso não haja tratamento, que é fundamental para a cura da doença. O diagnóstico precoce é a principal prevenção.

A forma de transmissão mais comum da tuberculose é através do contato direto e freqüente com uma pessoa doente, pela da tosse, espirro ou até mesmo a fala. Muitas vezes o indivíduo contrai o bacilo e não desenvolve a doença. O desenvolvimento da tuberculose tem a ver com a imunidade e as condições de vida de cada paciente.

Dos 4,5 mil novos casos registrados por ano em Pernambuco, metade é do tipo pulmonar. Com medicação adequada e tratamento correto, a cura pode se dar em seis meses.