Esta semana uma grande campanha chamará a atenção da população para a necessidade de um combate diário ao mosquito aedes aegypti. Nesta batalha, a arma a ser utilizada será a conscientização da população contra a dengue, doença que vem preocupando a Saúde Pública em todo o País. O secretário Jorge Gomes fará a abertura da campanha, amanhã (terça-feira), às 8h30, no TIP (Terminal Integrado de Passageiros). Durante o evento, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde, estão marcadas uma série de atividades.

No TIP, onde circulam diariamente milhares de pessoas por dia, a SES fará distribuição de material educativo, apresentação de maquetes destacando formas adequadas de prevenção de criadouros, amostras de todo ciclo do mosquito, manequim com equipamento de proteção individual para o fumacê, apresentação de arte educadores, grupos de dança, artista fantasiado de mosquito da dengue, entre outras. A Secretaria também montou um stand com orientações sobre a
dengue.

Em Pernambuco, de acordo com dados mais recentes já foram confirmados esse ano 313 casos clássicos de dengue. “Esse período do ano nos preocupa particularmente, por isso, queremos dar visibilidade ao combate contra a doença e tornar cotidiana a prática de prevenção contra a dengue”, ressaltou uma das coordenadoras do evento, Zailde Carvalho.

Além do material de campanha, em que foram investidos aproximadamente R$ 157 mil, os cidadãos contam gratuitamente com um serviço para tirar dúvidas. Através do Ligue Saúde (0800-281-5656), são fornecidas informações sobre a dengue. Mas, a grande novidade da campanha reside no fato de ela ser itinerante, ou seja, vai percorrer vários locais da Região Metropolitana do Recife. Ainda esta semana, estão programadas ações na CEASA, Estação Central do Metrô, mercados públicos (Casa Amarela, São José e Afogados) e escolas. Fechando a campanha, no próximo dia 31 de março (Dia Estadual de Combate à Dengue), uma carreata percorrerá as principais vias da cidade.
Além do apoio fundamental dos municípios pernambucanos, a campanha conta com a parceria de 21 instituições públicas e privadas.