Com objetivo de fortalecer a atenção básica e tornar mais próxima a relação do Governo do Estado com os municípios, a Secretaria Estadual de Saúde organizou uma comitiva para percorrer os diversos municípios pernambucanos, a fim de discutir e identificar os problemas de saúde locais e buscar soluções. Cada município visitado receberá uma carta de compromisso, que firma responsabilidades das esferas estadual e municipal na assistência à população. A caravana possui representantes de vários segmentos da SES, englobando as gerências de Políticas de Saúde, da Mulher, da Criança, da Atenção Básica, da Pessoa com Deficiência e do Lacen.

“Acreditamos que essa aproximação com os municípios vai ajudar na construção de uma rede de saúde de qualidade. Pretendemos agir não como um simples agente fiscalizador, mas como um parceiro mesmo”, disse Elizabete Silva, gerente da Gerência de Políticas de Saúde da SES. O primeiro pontapé já está sendo dado. Desde o dia 26 de março a equipe da SES está percorrendo os 11 municípios da 9ª Regional de Saúde: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.

Em Ouricuri, na sede da IX Geres, os representantes da SES se reuniram com os gestores, técnicos e usuários do município para discutir os indicadores de saúde e da área social de casa cidade. A pretensão é montar estratégias e ações de fortalecimento para a atenção primária de saúde e melhorar os indicadores, a exemplo da taxa de mortalidade infantil. A equipe da SES seguirá com essa primeira missão até o dia 30 de março, visitando as instalações dos municípios da IX Geres e identificando possíveis problemas. Depois, retorna ao Recife, onde será feito um planejamento para novas viagens de reconhecimento aos municípios das outras regionais de saúde.