Os portadores da apnéia obstrutiva do sono, doença caracterizada pelo fechamento repetitivo da passagem do ar na garganta durante o sono, dispõem de um novo serviço na rede estadual de saúde. A Secretaria Estadual de Saúde, através do Hospital Otávio de Freitas, está oferecendo CPAPs, respiradores artificiais que ajudam os portadores da doença. O aparelho pressiona positivamente a via aérea evitando que ela relaxe durante o sono.

A apnéia do sono é mais comum em pessoas com obesidade. Entre os sintomas da doença estão sonolência durante o dia, hipertensão, ronco noturno até infarto do miocárdio, arritmias cardíacas e derrame cerebral. A confirmação do diagnóstico e a avaliação da gravidade do problema são feitos através do exame chamado Polissonografia.

O HOF dispõe de 40 aparelhos. Para ter acesso ao serviço, os interessados devem procurar o Setor de Pneumologia marcando atendimento pelo telefone 3252.8637. "O paciente cadastrado recebe o CPAP e é reavaliado a cada três meses pela equipe de pneumologia do hospital", acrescenta Danielle Brasil, pneumologista.