Os cânceres de mama e de colo de útero são os que mais atingem as mulheres no Brasil. Em 2010, o Estado já registrou 211 óbitos decorrentes do tipo que atinge a mama e 73 do uterino. As chances de cura aumentam quando a doença é diagnosticada precocemente. Para reforçar a realização de exames preventivos, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) está realizando uma capacitação para 240 profissionais, entre médicos e enfermeiros, das unidades de saúde dos 32 municípios que compões a IV Regional de Saúde. O curso terá início, hoje (22/11), às 8h, no Hotel Eduardo de Castro, em Caruaru.

A capacitação não ocorrerá apenas no âmbito teórico. Os profissionais também farão atendimentos gratuitos a mulheres, sob supervisão dos facilitadores da SES, realizando tanto o teste clínico de útero quanto o de mama. Ao todo, serão atendidas até 120 pacientes por dia, sendo 60 para cada tipo de exame.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Câncer do Colo de Útero, Marta Rejane, “é possível prevenir o câncer uterino fazendo o exame, anualmente, no posto de saúde mais próximo da residência da mulher”. O médico pode detectar lesões pré-cancerígenas, de alto ou baixo grau, e prescrever o tratamento mais indicado para cada caso, que pode ser químico ou cirúrgico.

CAF – Quando o caso pede intervenção cirúrgica, a paciente pode passar pela Cirurgia de Alta Frequência (CAF). O procedimento remove a lesão uterina, antes que essa se torne um câncer, com anestesia local e sem necessidade de internação. Este ano, a SES está implantando aparelho de CAF em sete Regionais de Saúde que ainda não ofereciam o tratamento. Os 20 médicos que serão responsáveis pelo procedimento já foram capacitados para utilizar o novo equipamento.

O Hospital Regional de Limoeiro, no Agreste Setentrional, foi o primeiro a receber um CAF, e está pronto para realizar cirurgias a partir dessa semana. Os aparelhos representam um investimento de pouco mais de R$ 41 mil.

Prevenção – Além dos exames clínicos anuais de mama e colo do útero, a mulher também deve realizar o autoexame de toque das mamas mensalmente. Esse simples hábito pode antecipar a ida ao médico, identificando um possível tumor antes que ele se desenvolva. “Para diminuir as chances de ter um câncer, alguns hábitos saudáveis podem ajudar: alimentação balanceada, atividade física, não fumar, usar camisinha nas relações sexuais”, enumera, Rejane.

Em 2010, esse curso já passou por nove Geres; a IV Regional, com sede em Caruaru, é a última a receber a equipe da SES esse ano. Até novembro, já foram capacitados 1.101 profissionais da saúde, entre médicos e enfermeiros.