Com o objetivo de qualificar os profissionais das equipes de Atenção Primária Prisional (eAPP), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Diretoria Geral de Assistência Prisional (DGASP) e da Diretoria Geral de Políticas Estratégicas (DGPE), realiza a Oficina de Atenção à Saúde Mental das Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), nos próximos dias 30/07 e 02/08, na Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape). As inscrições ficam abertas até as 14h da próxima segunda-feira (29/07), por meio do link: https://forms.gle/sRCsTRjqGrYaJRjQ7. Ao final da oficina, será elaborado documento técnico norteador para  o cuidado em saúde mental no âmbito prisional.

O evento, destinado aos apoiadores institucionais, supervisores de saúde, psicólogos, assistentes sociais e médicos de referência em saúde mental das equipes de Atenção Primária Prisional, vai qualificar 70 participantes no cuidado em saúde mental das PPLs, considerando as diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental.

Com uma programação reservada para o dia todo, a oficina abre com um acolhimento e apresentação do curso pelo diretor geral de Assistência Prisional, Leandro Lima, seguido da palestra sobre o Diagnóstico em Saúde nas unidades prisionais, ministrada pela gerente da DGASP, Suelen Cruz. A Oficina irá abordar ainda os temas “Quem constrói pontes, derruba muros” e “Possibilidades de cuidado em saúde mental às Pessoas Privadas de Liberdade”. 

O diretor geral de Assistência Prisional (DGASP), Leandro Lima, ressalta a importância das capacitações na educação continuada dos profissionais da rede de Atenção Primária Prisional. “Manter os profissionais em constante atualização nos permite oferecer um melhor serviço dentro das unidades prisionais, conduzindo um melhor manejo por meio de estratégias e ações desenvolvidas nas oficinas”, destaca Leandro.