Nos últimos dias 24 e 25 de julho, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Coordenação da Política Estadual de Saúde LGBT (CESLGBT) e da VIII Gerência Regional de Saúde (VIII Geres), realizou uma formação para multiplicadores em acolhimento LGBT da VIII Geres, em Petrolina. O objetivo do evento é contribuir para o melhor atendimento dos profissionais para esse grupo, além de promover o acesso aos serviços de saúde. Ao todo, 74 profissionais participaram da formação.

Na manhã da quarta-feira (24/07), grupos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), que atuam na VIII Geres e na Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, participaram da formação.

Na tarde do mesmo dia, a CESLGBT reuniu-se com o Comitê Integral de Saúde LGBT da VIII Geres para retomar as discussões de saúde da região. Seguindo a programação, na quinta-feira (25/07), a formação contemplou os gestores de saúde dos municípios da VIII Região de Saúde.

A coordenadora de Atenção à Saúde da VIII Geres, Jackeline Lucena, enfatizou a importância do encontro para a região. “Estes dias foram muito importantes para a condução do nosso planejamento de ações para a saúde LGBT, promovendo conhecimento e caminhos para que esta população seja vista pelos gestores e profissionais de saúde nas suas necessidades, garantindo o seu acesso aos serviços de saúde”, ressalta Jackeline.