O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou neste sábado (17/02), um mutirão de postectomia, conhecida como cirurgia de fimose. A ação tem como objetivo acelerar o número de cirurgias, além de reforçar a campanha da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) que acontece, no mês de fevereiro, para conscientizar a população sobre a prevenção contra o câncer de Pênis. 
 

A  postectomia é um procedimento que retira o excesso de pele do prepúcio do pênis, o que ajuda a melhorar a higiene, a eliminar os desconfortos e a evitar futuras lesões, até mesmo o câncer de Pênis.

 

De acordo com o médico urologista, Felipe Dubourcq, a remoção do prepúcio é a principal medida preventiva contra o câncer no órgão, principalmente, na primeira infância e na juventude. 

“A retirada do prepúcio além de contribuir para a higiene do pênis, também contribui para diminuição do contágio do HPV. Pacientes que não tem essa pele, têm chances menores de contrair o vírus”, reforçou. 

 

O coordenador da urologia do Estado, Evandro Falcão, um dos cirurgiões do mutirão do HGV, reforçou a importância do mutirão. “Ações como a de hoje são fundamentais para dar celeridade as filas de cirurgia do Estado e para estimular o acesso à informação sobre os benefícios que o procedimento oferece à saúde do homem”, explicou.


Através do mutirão, cerca de 16 pacientes foram submetidos ao procedimento só no dia de hoje. 

“Pacientes que aguardavam para operar há mais de um ano foram atendidos, além disso, com o mutirão e apoio da equipe de urologia do HGV, residentes e toda equipe multiprofissional pudemos adiantar procedimentos que só seriam realizados no final do ano”, comemorou Evandro.