Em um evento histórico ocorrido em 14 de junho de 2014, Caruaru celebrou a inauguração do Hospital Mestre Vitalino (HMV), uma realização visionária concebida pelo ex-governador Eduardo Campos, sob a liderança do então Secretário de Saúde, João Lyra Neto. A construção dessa moderna unidade hospitalar foi um passo crucial na melhoria do sistema de saúde do Estado. O hospital, que leva o nome de um dos maiores artistas da arte do barro, trouxe consigo o compromisso de oferecer atendimento de excelência e cuidados de saúde de última geração à população. A cerimônia de inauguração foi conduzida pelo então governador João Lyra Neto.

Amanhã (14), o HMV celebra os seus 10 anos de funcionamento. Há oito anos o Hospital está sob a gestão da Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário. Neste período a unidade passou por diversas expansões de serviços e hoje se transformou em uma verdadeira “máquina de fazer saúde” no interior do Estado. Para se ter uma ideia da representatividade do Hospital, nestes 10 anos foram realizados aproximadamente 160.000 atendimentos médicos na urgência e cerca de 120 mil internamentos.

“Hoje chegamos aos 10 anos da unidade, oito sob a nossa gestão e ficamos felizes com os resultados alcançados ao longo desse período. Passamos por momentos difíceis neste tempo, mas com o trabalho e empenho de toda a nossa equipe superamos as adversidades e hoje podemos dizer que o HMV é uma grande referência em saúde pública na nossa região”, destacou o diretor geral da unidade, Dr. Marcelo Cavalcanti. Para celebrar a data, a direção da unidade fará um ato simbólico de agradecimento, às 11h, no hall dos elevadores.

Durante o tempo de funcionamento, o HMV passou por dois períodos críticos da saúde pública – a endemia do Zika Vírus em 2018; e a pandemia da Covid-19, onde somou os seus serviços a uma unidade de Hospital de Campanha que foi instalado na área externa para atender os pacientes acometidos com a doença. Com foco no atendimento humanizado e na qualidade da assistência, o Hospital atende atualmente urgências e emergências nas especialidades de clínica médica e cirúrgica, cardiologia, neurologia e pediatria.

Além disso, o HMV dispõe de uma Unidade de Oncologia que realiza atendimentos ambulatoriais e quimioterapia para os pacientes da região, tendo somado desde a sua inauguração em 2018, 150 mil atendimentos e quase 25.000 sessões quimioterapia. Desde dezembro de 2022, o Hospital conta também com uma Unidade de Hemodiálise que vem transformando a vida dos pacientes com doença renal crônica. Após quase um ano e meio da abertura do serviço já foram realizados mais de 90 mil atendimentos ambulatoriais e 33 mil sessões.

Desde julho de 2021, a hemodinâmica do HMV funciona 24h por dia com procedimentos de cardiologia e endovascular. E desde o início do seu funcionamento em 2016 já realizou mais de 17.500 procedimentos. O bloco cirúrgico do HMV conta com um histórico de 28.600 procedimentos realizados.

O ambulatório do HMV - em funcionamento desde setembro de 2014 - dispõe de atendimentos das especialidades de cirurgia geral, neurologia, clínica médica, cardiologia, urologia, pediatria, nefrologia, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, proctologia, neurologia pediátrica, oncologia, arritmologia e cirurgia torácica para pacientes regulados e egressos da unidade e soma até o momento 364 mil atendimentos.

Todos esses resultados são possíveis porque a unidade conta com um quadro de mais de 2.000 colaboradores e está sempre em busca de novos processos e projetos que possam favorecer essas melhorias, além das constantes ações de segurança do paciente, humanização e qualidade que são prioridades no dia a dia do Hospital. Todos os serviços do HMV são gratuitos e estão disponíveis, via regulação, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).