A Secretaria Estadual de Saúde (SES) recebeu no último dia 2 de fevereiro, em Brasília, o prêmio nacional Cecília Donnangelo de Ouvidoria SUS, uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
 
O projeto premiado divulgou ações da Ouvidoria Central de Saúde de Pernambuco na consolidação da imagem do setor perante os usuários da rede e o aumento da participação popular na utilização dos seus serviços. O trabalho, avaliado por profissionais de Ouvidorias Públicas e Saúde Pública, representantes de Conselhos de Saúde e Movimentos Sociais, foi apresentado na categoria Narrativas e Relatos, com autoria do superintendente de Ouvidoria da SES, Jadiael Alexandre de Souza e a coordenadora, Maria Nicéa Santos Branco, sendo, ainda, um dos dez trabalhos selecionados para compor publicação do livro produzido pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS.
 
“Apresentamos o que foi o nosso planejamento estratégico ao longo de quatro anos, com ações de descentralização, adequação e comunicação. Relatamos avaliações, diagnósticos e pesquisas que foram realizadas e serviram de embasamento para que conseguíssemos provocar uma mudança na estrutura da Ouvidora que encontramos. Produzimos o trabalho em duas partes, a primeira tratou sobre a estruturação da rede de ouvidoria, enquanto a segunda focou na comunicação. O prêmio é um reconhecimento do quanto a SES está empenhada em otimizar cada vez mais essa ferramenta e esse instrumento de participação social que é a Ouvidoria”, diz  Jadiael Alexandre de Souza.
 
O Prêmio Cecília Donnangelo de Ouvidoria SUS homenageia Maria Cecília Ferro Donnangelo (1940-1983), uma das pioneiras na construção de um pensamento social em saúde. Apesar de ter obtido o diploma de Licenciatura em Educação em 1962, desenvolveu desde o início de sua formação universitária interesse pela área de Ciências Sociais e contribuiu para a construção e estruturação da Saúde Coletiva. Dentre suas publicações, destacam-se dois livros “Medicina e Sociedade” e “Saúde e Sociedade”.
 
Ouvidoria SES – Ouvidoria é um mecanismo moderno e democrático para o cidadão de acesso aos serviços ofertados pelo Estado. Tem por propósito perceber o sentimento de satisfação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo informações aos gestores, fortalecendo a cidadania e melhorando a qualidade dos serviços prestados.
 
Como ter acesso a Ouvidoria?
 
- Pela central de atendimento: 0800.286.2828: A ligação é gratuita, podendo ser feita por telefone fixo, celular ou orelhão.
 
- Atendimento presencial: Para o atendimento presencial, o usuário pode se dirigir a Ouvidoria Central, localizada na sede da Secretaria Estadual, no bairro do Bongi (Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519) ou no bairro da Boa Vista (Praça Oswaldo Cruz, S/N).  Atendimento de segunda a sábado, das 8h às 18h.
 
- Carta: As cartas devem ser enviadas aos endereços acima.
 
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