Criado em 1965, para produzir medicamentos de qualidade e a baixo custo, o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (Lafepe)  é o segundo maior laboratório público do Brasil. Trata-se de uma sociedade de economia mista, com autonomia administrativa e financeira, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde. Desenvolve, produz e comercializa medicamentos e óculos, atendendo às políticas de saúde pública.
 
O Lafepe tem 37 farmácias espalhadas por todo o Estado, comercializando medicamentos de fabricação própria, além de genéricos e similares adquiridos de fornecedores selecionados. Dessas farmácias, 25 também possuem ótica.
 
Em 1994, destacou-se como primeiro laboratório oficial, no Brasil, a produzir o antirretroviral Zidovudina (AZT). É fabricante exclusivo do Zidovudina na apresentação xarope, utilizado no tratamento de crianças portadoras do vírus HIV. É o único laboratório oficial, no mundo, fabricante do Benznidazol: usado em pacientes com o Mal de Chagas. Esse medicamento é adquirido, no Brasil, pelo Ministério da Saúde e chega à população através do SUS. No exterior, o repasse é feito via entidades humanitárias, como a Organização Pan-Americana da Saúde e os Médicos Sem Fronteiras.
 
Os  antirretrovirais produzidos pelo Lafepe também são vendidos para o Ministério da Saúde. Do coquetel de 22 medicamentos utilizados no combate à aids, no país, 05 são adquiridos do laboratório pernambucano. Considerando a mesma parceria, o Lafepe destaca-se como único fornecedor do hipoclorito de sódio - a 2,5% - e dos  antipsicóticos : Clozapina, Quetiapina e Olanzapina.
 
Lafepe
Telefone: (81) 3183.1100
 
Farmácias Lafepe
 
 
 
 
 
Região: 
Região Metropolitana do Recife
Endereço: 
Largo de Dois Irmãos, 1.117, Dois Irmãos
RECIFE - PE
00000
Tipo da Unidade: 
Órgão Vinculado