A Secretaria de Saúde de Pernambuco é o órgão gestor do Sistema Único de Saúde no Estado. Sua missão, conforme o decreto do governador (Nº 32.823/08), “é planejar, desenvolver e executar a política sanitária do estado; orientar e controlar as ações que visem ao atendimento integral e equânime das necessidades de saúde da população; exercer as atividades de fiscalização e poder de polícia de vigilância sanitária; e coordenar e acompanhar o processo de municipalização do Sistema Único de Saúde”.

A SES-PE é o maior órgão do Governo do Estado e a segunda maior secretaria estadual de saúde do Brasil, atrás apenas da pasta similar do Rio de Janeiro. Em sua estrutura, esta Secretaria administra diretamente 33 hospitais, 15 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) já inauguradas (uma está em construção, no Arruda), 3 UPAs de Especialidades em funcionamento (em Petrolina, Garanhuns e Caruaru, além de outras 12 em obras) e 23 unidades da Farmácia de Pernambuco, além das redes do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (Lafepe), Laboratório Central de Pernambuco (Lacen), Fundação Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Central de Transplantes, Programa Nacional de Imunização e Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

Ao todo, 30 mil trabalhadores atuam na SES, dos quais 27 mil são efetivos (1,5 mil no Nível Central). As unidades e órgãos vinculados à SES estão distribuídos em 12 Gerências Regionais de Saúde e beneficiam, com seus serviços, 7,5 milhões de pernambucanos – aproximadamente 88% da população do Estado – que têm no SUS seu único plano de saúde.


Fundada em 1949, com o nome de Secretaria de Saúde e Assistência Social, a instituição teve como primeiro secretário o médico e cientista Nelson Chaves, um estudioso da desnutrição infantil no Nordeste. Em 2010, o órgão ganhou uma nova e moderna sede, no bairro do Bongi (zona oeste do Recife), após mais de 40 anos funcionando na Boa Vista, no Centro da Capital.


Dados do SUS em Pernambuco

  • Cerca de 7,5 milhões de usuários (88% da população).
  • 3.748 unidades pertencentes às esferas federal, estadual e municipais.
  • 16.960 mil leitos, sendo 9.288 mantidos pela Secretaria Estadual de Saúde
  • A produção anual do SUS no Estado: 40 milhões de procedimentos ambulatoriais, 600 mil internações e 150 mil partos.

SES discute novos fluxos para maternidades

Força-tarefa é criada para resolver gargalos do setor materno infantil

PE investirá R$ 25 milhões contra Aedes aegypti

Mosquito é responsável por transmitir dengue, chikungunya e zika vírus

Nota oficial de pesar da SES

A SES expressa publicamente seu pesar pelo falecimento do ex-governador Eduardo Campos e dos membros de sua comitiva

Diretoria Geral de Assuntos Jurídicos

Todas as ações do âmbito jurídico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) são de competência da Diretoria Geral de Assuntos Jurídicos (DGAJ). Ela analisa a legalidade dos atos e processos dos órgãos de saúde da rede estadual, e fica responsável pela análise prévia de editais, processos e dispensas de licitações.

SES-PE informa que, por ora, está indisponível consulta de resultado para residência

Leia nota oficial de empresa de concurso responsável pelo processo seletivo

SES-PE discute avanços para a macrorregião de saúde

Reunião com a Crie Peba ocorre em Petrolina

SES-PE lamenta o falecimento do ex-secretário de saúde Antônio Carlos Figueira

A Secretaria Estadual de Saúde, expressa seu pesar pelo falecimento do ex-secretário Estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, ocorrido neste sábado (23/12). Dr. Figueira assumiu a função de secretário Estadual de Saúde de 2011 até 2014. Aos familiares e amigos, nossos mais profundos sentimentos.

 

Governo investe na descentralização da saúde e entrega novo centro de imagem no Hospital Emília Câmara

Tomógrafo e o equipamento ultrassonografia somam investimentos de R$ 1,7 milhão

Pernambuco reforça rede de saúde com nomeação de mais 138 médicos

Estado já soma 315 nomeações destes profissionais desde janeiro deste ano

SES-PE lamenta falecimento de Cris Paulino

Profissional era referência na defesa do SUS: "É um gigante"

Páginas

Subscrever RSS - A Secretaria