A secretária estadual de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, reuniu-se nesta quarta-feira (15/03) com os representantes das maternidades geridas pela SES-PE e das instituições que cooperam com o Estado na assistência materno infantil. No encontro, uma força-tarefa foi criada para resolver os gargalos do setor passíveis de solução a curto prazo.

As direções do Hospital Barão de Lucena (HBL), do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), do IMIP, do Hospital das Clínicas (HC) e  do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM) relataram desafios diários e puderam, diante de experiências individuais - muitas delas semelhantes -, propor formas de ofertar um serviço de maior qualidade.

Na condução das ações, a secretária Zilda Cavalcanti reiterou a confiança nas diretorias à frente das unidades de saúde e discutiu ideias criativas para desafogar o setor.

Para o momento, o objetivo central é realinhar fluxos. E, com organização e método, descentralizar os atendimentos, muitas vezes com desfecho nos grandes hospitais do Estado, localizados no Recife.

Para a secretária a reunião foi produtiva com os diretores das maternidades. “Discutimos cenários e formas para que essa rede possa funcionar dentro dos parâmetros de capacidade. Encontramos problemas que podem ser resolvidos de forma mais rápida para que possamos ofertar boas condições de trabalho e atender as demandas da melhor forma", afirmou Zilda Cavalcanti.

Tags da notícia