À Secretaria Executiva de Atenção à Saúde (Seas), cabe planejar, coordenar e articular as ações e serviços na área de atenção à saúde da Rede Estadual. Coordenar o processo de organização dos hospitais de grande e menor porte, das Gerências Regionais de Saúde (Geres) e dos serviços de saúde é outra atribuição. A função desta equipe é proporcionar a universalização do atendimento, segundo os princípios da integralidade, equidade e hierarquização dos serviços prestados a população, além de acompanhar e avaliar o desenvolvimento do modelo assistencial de saúde adotado pelo Estado na rede.
 
Sob a coordenação da Seas, estão os órgãos e serviços que caracterizam o SUS, por estarem na ponta da prestação de serviço à população: as grandes emergências da RMR, os hospitais metropolitanos, assistência farmacêutica, saúde mental. Destaque ainda para a promoção de diversos programas de apoio à Atenção Primária, como imunização, saúde bucal, do idoso, do trabalhador, do deficiente, da mulher e da criança e do adolescente.
 
No gerenciamento de uma rede tão ampla e complexa de serviços, essa secretaria executiva atua na definição do perfil dos hospitais, seu fluxo de atendimento, otimização da rede e ampliação da assistência, ao mesmo passo em que promove os hábitos saudáveis e a oferta de exames, consultas e campanhas educativas.
 
Secretaria Executiva de Atenção à Saúde
Secretária executiva: Domany Cavalcanti Gonzaga da Silva
Telefone: (81) 3184.0521